O Museu do Pontal está de cara nova! No dia 8 de novembro, três novas exposições foram inauguradas, renovando quase completamente o espaço expositivo: Festas, sambas e outros carnavais, coletiva de longa duração; Sérgio Vidal: nas batucadas da vida, primeira panorâmica da obra do pintor carioca, e Ocupação Naná Vasconcelos, homenagem ao genial músico pernambucano.
Festas, Sambas e Outros Carnavais é a maior exposição já realizada na nova sede da instituição, ocupando cerca de 70% do espaço expositivo. A coletiva celebra a riqueza e diversidade das manifestações populares brasileiras, reunindo maracatus, folias, reisados, jongos, bois-bumbá, carimbós, sambas e carnavais em um grande panorama das festas que marcam o país. Com curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, diretores do Museu, a exposição foi exibida anteriormente em São Paulo (Sesc Casa Verde, 2023) e Belém (Centro Cultural Bienal das Amazônias, 2024). Em sua edição carioca, traz um recorte das duas versões anteriores e faz um mergulho nas festas cariocas.
A mostra apresenta esculturas, pinturas e fotografias de mais de 60 artistas de 11 estados, acompanhadas de textos de autores convidados e ambientações sonoras e visuais que transportam o público para o universo das festas populares. Entre os destaques, estão obras de Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sérgio Vidal, Walter Firmo, Guilherme Kid, Elian Almeida, Manuela Navas, Juan Pablo, Rona, Sérgio Vidal e João Cândido, além de uma homenagem a grandes nomes da música brasileira, como Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Pixinguinha, Ismael Silva, Paulo Moura, Luiz Gonzaga, Dona Onete e Mestre Damasceno.
Ocupando as duas galerias do mezanino, Sérgio Vidal: nas batucadas da vida é a primeira grande retrospectiva da obra do artista carioca. Com trabalhos em importantes acervos nacionais e internacionais, como MASP, Pinacoteca, Museu AfroBrasil, MAR e Museum of Fine Arts de Boston, Sérgio Vidal é reconhecido por suas pinturas que retratam com sensibilidade a vida e o cotidiano do subúrbio carioca.
Nascido na Gamboa e criado em Bonsucesso, Vidal é autodidata e iniciou sua carreira após incentivo do filho de Heitor dos Prazeres, seu amigo de infância. Ao longo da vida, viveu em diferentes cidades, convivendo com artistas de destaque, e hoje reside em Pedra de Guaratiba. A mostra reúne mais de 30 obras que percorrem diferentes fases de sua trajetória, revelando influências, transformações e a força narrativa de suas composições. Inspirado por Heitor dos Prazeres, Vidal cria verdadeiras crônicas visuais do Rio de Janeiro, retratando oficinas mecânicas, festas familiares, rodas de samba, botequins e gafieiras — cenas que celebram a cultura negra e popular da cidade.
Ocupação Naná Vasconcelos
O berimbau original de Naná Vasconcelos está fincado no coração da mostra. O instrumento foi construído pelo percussionista, em 1967, com uma corda de piano afinada em Fa em substituição à tradicional. Foi o único berimbau que teve e o acompanhou até a sua morte, em 2016. Desde então, o objeto permaneceu fechado em um depósito da família, em Recife, e agora é exposto pela primeira vez.
Construída como uma experiência imersiva, a mostra traz ampla seleção de fotos, vídeos, instrumentos e objetos. A concepção e realização são do Itaú Cultural, com curadoria da gerência de Curadorias e Programação Artística, consultoria de Patrícia Vasconcelos, mulher de Naná, e pesquisa do jornalista Mateus Araújo.
Visite!
Visitação: de quinta a domingo, das 10h às 18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30)
Museu do Pontal – Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.
Conteúdo Relacionado
Festival Amazônico no Museu do Pontal
Sticky
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e…
Histórias: Sambalelê vai à loja do Mestre André – 16 de novembro, 16h
A professora e arte-educadora do Museu do Pontal Beatriz Bessa apresenta uma…
Oficina de bonecos de fio de cobre com Juan Pablo – 15 de novembro, 16h
O jovem artista Juan Pablo usa fios de cobre para esculpir figuras e cenas…
Dança: O Objeto e o Corpo, e o Corpo-Objeto – 15 de novembro, 11h
O projeto Parcerias Criativas apresenta o espetáculo dos alunos da Oficina de…





