O Clube de Colecionadores do Museu do Pontal é o primeiro do Brasil inteiramente formado por obras de artistas populares. Lançado em 2023, o Clube chega à sua segunda edição com dois artistas: Bacaro Borges, de Bezerros (PE), filho do mestre J. Borges e gravador popular como o pai, e Marcelo Conceição, escultor autodidata de Niterói (RJ). Esta é mais uma iniciativa do Museu do Pontal para estimular o colecionismo e dar visibilidade aos artistas populares contemporâneos, tão essenciais para a compreensão de nosso país e de nossa cultura. Ao fazer parte, você adquire um conjunto exclusivo formado por uma escultura de Marcelo Conceição e três xilogravuras de Bacaro Borges, inéditas e com tiragem limitada*. Este ano serão oferecidos apenas 20 conjuntos, ao preço de R$ 2.700 cada. Os valores arrecadados serão utilizados exclusivamente para remunerar os artistas e cobrir os custos operacionais do Clube.  Estes recursos não se destinam ao Museu do Pontal. O objetivo é estimular o colecionismo de obras de artistas populares brasileiros.

**Serão produzidas apenas 20 xilogravuras de cada matriz e as 3 matrizes serão incorporadas ao acervo do Museu do Pontal.

Clube de Colecionadores

Benefícios

Além do conjunto único de obras, os colecionadores do Clube terão acesso a uma série de benefícios pelo período de um ano.

  • desconto de 10% na aquisição de novas edições do Clube
  • período exclusivo para compra antecipada de novas edições do Clube
  • desconto de 10% na loja do Museu do Pontal
Conheça os artistas

Artistas

Conheça os artistas do Clube de Colecionadores do Museu do Pontal

Artista

Bacaro Borges

Bacaro Borges é um jovem talento da xilogravura, filho do mestre J. Borges. Apesar da forte influência paterna, aos poucos desenvolveu um estilo único. Para o Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, idealizou 3 obras inéditas que retratam momentos de sua infância em Bezerros (PE), incluindo uma em que aparece ao lado do pai.

Nascido em 2000 em Bezerros, fez sua primeira xilogravura aos 5 anos. Sua arte reflete a vida e aspectos da cultura popular da sua região, mesclando tradição e modernidade. Participou de exposições em capitais como São Paulo, Recife e Rio de Janeiro, além de ministrar oficinas de xilogravura por todo o Brasil, perpetuando o papel que o pai lhe deixou, de levar a arte para todos. Seu ateliê em Bezerros se tornou ponto de referência, atraindo visitantes de todas as partes.

Artista

Marcelo Conceição

Marcelo Conceição, escultor autodidata, iniciou sua produção artística quando viveu nas ruas do Rio de Janeiro, usando materiais encontrados nas calçadas e avenidas da cidade. Para o clube, o artista idealizou 20 obras inéditas.

Nascido em 1966 e natural do estado do Rio de Janeiro, é integrante de uma família de 11 filhos. Morava no morro do Caramujo, em Niterói (RJ), quando um deslizamento de terra ocorrido em período de fortes chuvas (2010) soterrou a casa de familiares e matou um irmão e três sobrinhos. A tragédia, e o trauma decorrente dela, o levaram a viver nas ruas do Centro do Rio de Janeiro, por onze anos, onde sobreviveu vendendo objetos que recolhia em calçadas e avenidas da cidade. Nesse período adotou a rotina de caminhar pelas ruas e dormir onde era possível.

Dotado de senso estético incomum, passou a criar esculturas com materiais simples, descartados como inservíveis, que logo encontraram compradores entre os passantes. Assim sua vida mudou. Atualmente, é reconhecido como artista, valorizado por colecionadores e saiu das ruas. Vive em um apartamento alugado em Niterói e suas obras estão em diversas coleções. Sua primeira exposição individual, “Marcelo Conceição: deslocamentos e travessias”, foi realizada no Museu do Pontal entre novembro de 2023 e junho de 2024.

Faça parte

A sua adesão ao Clube de Colecionadores do Museu do Pontal é automática ao adquirir a edição atual.

As obras não são vendidas separadamente. Ao aderir ao Clube você receberá uma obra de Marcelo Conceição e três xilos de Bacaro Borges.

Pagamento em até 2 x no cartão crédito, cartão de débito ou PIX – Valor R$  2.700,00.

As transações são aceitas apenas por meio de instituições nacionais.

Entregas são realizadas apenas no Brasil.

O frete fica a cargo do comprador.

Serão oferecidas apenas 20 adesões em 2024.

As 10 primeiras adesões receberão as obras em até 20 dias úteis após confirmação da compra. E as subsequentes 10 adesões receberão as obras até 40 dias úteis após a confirmação da compra.

Para aderir, entre em contato pelo e-mail institucional@museudopontal.org.br

Edições anteriores

Conheça os artistas das edições anteriores do Clube de Colecionadores do Museu do Pontal