Há 49 anos o Museu do Pontal é a casa do artista popular brasileiro. Seu acervo é composto por mais de 9 mil peças de artistas de todo o País e está em constante expansão. O Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, lançado em 2023, é o primeiro formado exclusivamente por obras de artistas populares contemporâneos. Seus objetivos são apoiar a produção desses criadores, promover a difusão da arte brasileira e estimular o colecionismo. Em sua terceira edição, apresenta criações de dois artistas: Ratinho, escultor pernambucano atuante no Alto do Moura, em Caruaru; e Ciro Fernandes, mestre da xilogravura nascido na Paraíba e radicado no Rio de Janeiro. Ao aderir ao Clube de Colecionadores do Museu do Pontal você leva para casa obras exclusivas e ajuda a dar visibilidade aos artistas populares, tão essenciais para a compreensão de nosso país e de nossa cultura. Nesta edição cada colecionador receberá um conjunto exclusivo formado por uma escultura de Ratinho e uma xilogravura de Ciro Fernandes inédita e com tiragem limitada*. Este ano serão oferecidos apenas 20 conjuntos, ao preço de R$ 3.500 cada. Os valores arrecadados serão utilizados exclusivamente para remunerar os artistas e cobrir os custos operacionais do Clube. Estes recursos não se destinam ao Museu do Pontal.
*Serão produzidas apenas 20 xilogravuras e a matriz será incorporada ao acervo do Museu do Pontal.
Clube de Colecionadores
Benefícios
Além do conjunto único de obras, os colecionadores do Clube terão acesso a uma série de benefícios pelo período de um ano.
- desconto de 10% na aquisição de novas edições do Clube
- período exclusivo para compra antecipada de novas edições do Clube
- desconto de 10% na loja do Museu do Pontal
Artistas
Conheça os artistas do Clube de Colecionadores do Museu do Pontal
Artista
Ratinho
Rafael Costa Pereira, o Ratinho, é artista da nova geração do Alto do Moura. Nascido em 1986 em Caruaru, já adulto conheceu o ambiente criativo do bairro e a obra de mestres como Manoel Galdino. Após viver em São Paulo e trabalhar em outras áreas, voltou-se ao barro, que considera essencial à sua vida. Suas esculturas e sua produção audiovisual combinam influências da literatura de cordel, referências urbanas e elementos de ficção científica, criando uma estética única que une tradição e imaginação futurista.
Para o Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, criou 20 obras exclusivas.
Artista
Ciro Fernandes
Ciro Fernandes, nascido em 1942 em Uiraúna (PB), é mestre da xilogravura brasileira. De origem humilde, trabalhou como operário, pintor e ilustrador até se destacar em jornais e na publicidade. Ilustrou obras de autores consagrados e capas de discos icônicos, sendo o único ilustrador a receber o Prêmio Machado de Assis da ABL. Aos 80 anos, mantém um ateliê na Lapa (RJ), com mais de 50 obras expostas, onde recebe amigos e clientes. A xilogravura é sua marca, mas seu talento transborda também para telas e ilustrações diversas.
Para o Clube de Colecionadores do Museu do Pontal, o artista criou uma xilogravura exclusiva, com tiragem limitada.
Faça parte
A sua adesão ao Clube de Colecionadores do Museu do Pontal é automática ao adquirir a edição atual.
As obras não são vendidas separadamente. Ao aderir ao Clube você receberá uma escultura de Ratinho e uma xilogravura de Ciro Fernandes.
Pagamento em até 2 x no cartão crédito, cartão de débito ou PIX – Valor R$ 3.500,00.
As transações são aceitas apenas por meio de instituições nacionais.
Entregas são realizadas apenas no Brasil.
O frete fica a cargo do comprador.
Serão oferecidas apenas 20 adesões em 2025.
As 10 primeiras adesões receberão as obras em até 30 dias úteis após confirmação da compra. E as subsequentes 10 adesões receberão as obras até 60 dias úteis após a confirmação da compra.
Para aderir, entre em contato pelo e-mail institucional@museudopontal.org.br
Edições anteriores
Conheça os artistas das edições anteriores do Clube de Colecionadores do Museu do Pontal