8 e 9 de novembro de 2025
Com Mart’nália, Vila Isabel e Terreiro de Crioulo entre as atrações, festival celebra a potência das festividades populares. Três novas exposições completam a programação.
Abre-alas que o Festival Festas vai passar!
O Museu do Pontal celebra a riqueza das festas populares brasileiras com o Festival Festas, Sambas e Outros Carnavais, nos dias 8 e 9 de novembro, com entrada gratuita. Um grande encontro de ritmos, territórios e tradições, shows e homenagens a importantes nomes da cultura popular.
Com patrocínio da Shell Brasil, por meio da Lei Rouanet, o evento faz um mergulho nas festas cariocas, fala dos vínculos que são criados, do afeto e das conexões entre música, ritmo e artes visuais. O festival marca a inauguração de três novas exposições: “Festas, Sambas e Outros Carnavais”, “Sérgio Vidal – nas batucadas da vida” e “Ocupação Naná Vasconcelos”.
Chegue cedo para aproveitar bastante! Evento sujeito a lotação.
Confira a programação completa.

Programação - Sábado, 8 de novembro
Sábado, 8 de novembro
Manhã
10h – Capoeira em Foco – performance, aula e roda
Performances com os mestres Dinho Nascimento e Zé Baiano. Intervenção com ginástica cultural, atividade orientada pelos mestres Feinho e Eudes, e roda com certificação dos alunos.
11h, 13h e 14h30 – Visita musicada: especial Festas
11h às 22h – DJ Bieta
DJ Bieta é artista multimídia, produtora cultural, dançarina e pesquisadora das múltiplas culturas. Desenvolve uma mistura sonora, mesclando diferentes ritmos.
Sábado, 8 de novembro
Tarde
12h30 – Choro Malungo
Trio instrumental com violino, violão de sete cordas e pandeiro, desenvolve um show com repertório tradicional de choro e arranjos de música brasileira.
15h – Abertura das exposições “Festas, Sambas e Outros Carnavais” e “Sérgio Vidal – nas batucadas da vida” + lançamento do livro “Cem anos de Escolas de Samba”
A exposição coletiva “Festas, Sambas e Outros Carnavais” celebra as manifestações populares brasileiras. “Sérgio Vidal – nas batucadas da vida” é uma mostra panorâmica do pintor-sambista carioca. A publicação “Cem anos de Escolas de Samba” é uma compilação das falas apresentadas no seminário realizado pelo Museu do Pontal em 2024.
16h – Jongo da Serrinha e Caxambu do Salgueiro
Fundado por Mestre Darcy Monteiro e Vovó Maria Joana Rezadeira, o Jongo da Serrinha convida o Caxambu do Salgueiro para uma apresentação que celebra a história do ritmo considerado o ancestral do samba brasileiro.
17h – Bailado de Mestre-sala e Porta-bandeira
O bailado ancestral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira é considerado patrimônio imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Vão se apresentar casais da Mangueira, Portela, Vila Isabel e Viradouro.
17h30 – G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel
Convidada especial do evento, a escola vai cantar sambas históricos e o tema do Carnaval 2026, “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”. O enredo homenageia Heitor dos Prazeres, sambista e pintor presente na exposição
Sábado, 8 de novembro
Noite
19h – Terreiro de Crioulo
Símbolo de arte, memória e ancestralidade, uma das principais rodas de samba do Rio de Janeiro, criada em Realengo, celebra suas matrizes africanas com muito samba.
20h – Mart’nália
Artista consagrada com dois Grammys Latinos de Melhor Disco de Samba, apresenta um repertório de sucessos da carreira e clássicos do pai, Martinho da Vila.
Programação - Domingo, 9 de novembro
Domingo, 9 de novembro
Manhã
10h – Boi Brilho de Lucas
Há 30 anos o coletivo formado por maranhenses radicados no Rio de Janeiro mantém viva a tradição do bumba-meu-boi. Com tambores, matracas, tarol, apito e outros elementos ancestrais, convidam o público a brincar e dançar.
10h, 10h50 e 11h40 – Roda de Bebês – Especial Festas
11h às 22h – DJ Bieta
11h 13h, 14h30 e 15h30 – Visita musicada: especial Festas
Domingo, 9 de novembro
Tarde
12h30 – Choro Malungo
14h30 – Oficina Ritmos sem fronteira
Com o percussionista, compositor, produtor musical, pesquisador e arranjador Reppolho. Uma verdadeira jornada através do universo rítmico das culturas que deram origem aos ritmos afro-brasileiros.
15h45 – Ocupação Naná Vasconcelos
Uma realização do Itaú Cultural, a mostra apresenta a trajetória do multiartista Naná Vasconcelos, com destaque ao seu berimbau original – construído pelo músico em 1967, com uma corda de piano –, e o único usado por ele durante toda a sua carreira.
16h30 – Tá na roda tá: tributo a Naná Vasconcelos
Show especial montado em homenagem ao percussionista Naná Vasconcelos. A apresentação reúne Carlos Malta, Lui Coimbra, Bernardo Aguiar e Negadeza.
17h30 – Tambores de Olokun
O bloco fundado no Rio de Janeiro em 2012 une percussão e dança para reverenciar suas raízes afro-brasileiras e dialogar com o universo do candomblé e com as tradições dos maracatus de Pernambuco.
Domingo, 9 de novembro
Noite
18h – Aturiá: homenagem a Mestre Damasceno
O grupo feminino de carimbó liderado por Andréia de Vasconcelos faz uma homenagem a Mestre Damasceno, criador do búfalo-bumbá na Ilha do Marajó (PA).
Comes & Bebes
Festa junina que se preza tem comida boa! Para matar a sede e a fome, o público contará com diversas barracas de quitutes doces e salgados, além de bebidas, produtos típicos e artesanato.

Como chegar
Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico (acesso A – Lagoa) e do estacionamento do terminal de ônibus Alvorada, com uma parada no New York City Center (ponto dos condomínios). Basta chegar a um desses locais e procurar pelo nosso orientador de público.
Saídas regulares a partir das 10h às 19h30 no sábado, e das 10h às 17h no domingo. As vans estarão disponíveis para retorno até o final do evento.
O estacionamento do museu estará fechado. Recomendamos utilizar o transporte oficial do festival.
Entrada Gratuita
A programação do festival é gratuita e livre para todas as idades.
Para participar das oficinas e da roda Bebês no Museu do Pontal, basta retirar os ingressos na recepção do museu com 45 minutos de antecedência.
Chegue cedo para aproveitar bastante! Evento sujeito a lotação.
O Museu do Pontal, por meio da lei federal de incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, a Vale como patrocinador estratégico, e como patronos Repsol Sinopec Brasil, Ternium, Tenaris e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Conteúdo Relacionado
Festival Amazônico no Museu do Pontal
Sticky
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e…
A Magia do Circo no Museu do Pontal 2025
Para comemorar o mês das crianças e os quatro anos da nova sede na Barra, museu…
Arraiá do Museu do Pontal 2025
Com shows de Mestre Ambrósio, Ceiça Moreno e Marcelo Mimoso, Festival acontece…
O som da Floresta com os apitos de pássaros e animais – 27 de abril, 16h
Os participantes vão conhecer a diversidade do canto dos pássaros, através de…