Ocupação Benjamin de Oliveira
Em parceria com o Itaú Cultural, o Museu do Pontal traz para o foyer um recorte da "Ocupação Benjamim de Oliveira". A exposição, que foi montada na íntegra na sede da organização, em São Paulo, entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022, apresenta a vida e a obra de um dos mais importantes artistas circenses do Brasil.
Nascido em Pará de Minas (MG), filho de uma mulher escravizada com o capataz da fazenda, Benjamim fugiu com o circo aos 12 anos, quando iniciou sua formação artística. Aos 19, foi palhaço pela primeira vez e atuou nos palcos-picadeiros e bastidores do circo durante mais de cinco décadas. Foi palhaço, ginasta, acrobata, músico, cantor, dançarino, ator, autor de músicas e peças teatrais e diretor de companhia.
Esta "Ocupação" – a primeira do Itaú Cultural a homenagear um artista circense, com curadoria dos Núcleos de Artes Cênicas e do Observatório do Instituto, e cocuradoria de Erminia Silva – leva ao público a família e a carreira de Benjamim, assim como o circo no Brasil entre o final do século XIX e o começo do XX.
O recorte apresentado no Museu do Pontal reúne fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época, e vídeo sobre sua trajetória.
Curadoria: Núcleos de Artes Cênicas e do Observatório Itaú Cultural
Cocuradoria: Erminia Silva
Período: 08 de outubro de 2022 a 30 de abril de 2023