Roxinha: uma vida de novela

O Museu do Pontal inaugura neste sábado, 6 de maio, a primeira exposição individual da artista, Roxinha, uma vida de novela, com 70 pinturas de Maria José Lisboa da Cruz, a Roxinha. Revelação na região da Ilha do Ferro, ela começou a produzir na maturidade e desenvolveu uma obra marcada pelas referências à TV e ao universo mágico das novelas, com suas apaixonantes histórias de amor.

Com curadoria de André Dantas e dos diretores do Museu, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, a exposição ocupa o foyer e uma sala de exposição. Além das pinturas, um filme sobre a vida da artista está em exibição.

Natural de Lagoa de Pedra, Pão de Açúcar (AL), filha de pais alagoanos, Roxinha nasceu em 1953, trabalhou no cultivo de macaxeira, feijão e milho desde o fim da adolescência. Também “quebrou brita” em uma pedreira local e foi gari por quase duas décadas, varrendo as ruas do povoado de Lagoa de Pedra, onde reside até hoje. Aos 59 anos, quando os filhos cresceram e alguns seguiram para o Sudeste em busca de trabalho, começou a desenhar, no que chamou de “brincadeira” entre ela e o marido, Domingos Lisboa. Era para matar a saudade e preencher o tempo vazio, mas a atividade foi crescendo, ultrapassou as folhas de papel, se esparramou pelas paredes e muros da casa, ganhou novos espaços.

Em 2021, Roxinha começou a pintar em pedaços de MDF e materiais encontrados em terrenos baldios e em caminhadas nas vizinhanças junto com um dos filhos, e o marido. No Museu do Pontal, é possível observar a variedade de suportes, como um televisor antigo, que serviu de tela para uma pintura inspirada na novela O Cravo e a Rosa.

Curadoria: André Dantas, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque

Período: 06 de maio de 2023 a 03 de setembro de 2023