Exposições temporárias em cartaz
Ratinho e seus monstros de barro
A individual Ratinho e seus monstros de barro, inaugurada em julho de 2025, apresenta o trabalho de Rafael Costa Pereira. Nascido em Caruaru (PE) em 29 de dezembro de 1986, filho de Rosemildo Pereira da Silva e de Ruth Costa Pereira, cresceu na cidade, vivendo plenamente em um ambiente urbano. Adulto e já trabalhando como escultor, fixou residência no Alto do Moura e se inspira na arte do famoso bairro que revelou Manoel Galdino, Mestre Vitalino e Manoel Eudócio, entre outros artistas. Nos últimos anos, suas esculturas passaram a fazer parte de novas coleções e exposições coletivas no Brasil e no exterior. A…
Mais exposições em cartaz
Exposições de longa duração
O percurso expositivo, com cores e aberturas que permitem vislumbrar uma perspectiva do amplo espaço de mil metros quadrados, foi pensado para revestir de magia e encantamento o mergulho do público no universo da arte popular.
Junto às exposições, o público verá a riqueza da arte popular através de vídeos e textos poéticos, e em depoimentos de personalidades como Gilberto Gil, Dona Isabel, Ailton Krenak e José Saramago.
“Novos ares: Pontal reinventado” é a exposição central, de longa duração, uma homenagem à proposta original de apresentação das obras do Museu do Pontal criada por seu idealizador e fundador, Jacques Van de Beuque (1922-2000), que estabeleceu uma apresentação própria e inovadora para apresentar o Brasil profundo revelado por seus artistas populares. Esta concepção foi revisitada à luz de 2021, com uma nova compreensão dos ciclos criados por ele, que apontavam as transformações do Brasil com a migração da área rural para a cidade.
Em torno desta exposição central estarão cinco outras exposições nucleares, temporárias, que mostrarão as obras de arte popular a partir de seus criadores, de várias regiões do país.