Festival de Circo no Museu do Pontal 2024
Há três anos na Barra, instituição promove maratona circense nos dias 12 e 13 de outubro e faz homenagem a Mestre Martelo do Cavalo Marinho, de Pernambuco.
Teatro: O jumento que foi à lua – 6 de outubro, 16h
Seguindo a tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griots, o artista da palavra João Pedro Fagerlande apresenta o espetáculo solo “O jumento que foi à lua” neste domingo, às 16h. O texto narra a história de um jumento brasileiro que, por se destacar pela inteligência, é inscrito num concurso mundial de animais, em que o campeão irá participar de uma expedição para a lua. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Brinquedos que conectam – 5 de outubro, 16h
Nesta oficina, o artesão Fernando Ferreira vai falar sobre os brinquedos populares como ferramenta de sociabilização na infância, apresentando brinquedos colaborativos como vai e vem, peteca e pé de lata. Na parte prática da atividade ele vai orientar os participantes na fabricação de um ''manemolengo''. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Histórias que Vieram Primeiro: Contação de Histórias com Kika Farias – 29 de setembro, 16h
Neste domingo, dia 29, a artista Kika Farias apresenta “Histórias que vieram primeiro”, uma sessão de contação de histórias que fala sobre diversidade e as formas como cada cultura desenvolve diferentes teorias sobre a origem.
Com poemas, músicas e adivinhas, ela faz com que as crianças se perguntem: como nasceram as águas? De onde vem a noite? E o dia? Programa para instigar e encantar ao mesmo tempo!
Capoeira Angola com – 28 de setembro, 16h
Em parceria com a Casa do Saber Popular, o Museu do Pontal oferece neste sábado, dia 28, uma oficina de capoeira com Mestre Moraes. Aos 74 anos e em plena atividade, um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento e difusão da autêntica Capoeira Angola no Rio de Janeiro e no mundo também irá compartilhar um pouco sobre sua jornada com os participantes.
Teatro: Maria Minhoca – 22 de setembro, 16h
Peça infantil com a companhia Liga Extraordinária Teatral, criada em 2012 pelo ator e diretor Bruno Sobral. Na história, Maria Minhoca é uma jovem do Rio de Janeiro rural de meados dos anos 60. Seu pai, rigoroso e amoroso, decide que vai casá-la com o impostor Capitão quartel, no entanto, Maria é apaixonada pelo jovem Chiquinho Colibri.
Oficina de tintas naturais: Cores da Terra – 21 de setembro, 16h
Jhon Bermond, artista das cores naturais, designer, ilustrador, muralista e permacultor, compartilha nesta oficina o Universo das Tintas Naturais, técnica que possibilita a prática de pintar com pigmentos ancestrais, reconectando as pessoas com o seu potencial artístico de forma natural. Os participantes vão aprender a identificar, coletar, preparar e aplicar cores incríveis.
Homenagem a J. Borges: Boi Leitor, uma história em cordel – 15 de setembro, 16h
‘Boi Leitor’ é uma contação de histórias desenvolvida pelo cordelista pernambucano Edmilson Santini, sobre um rei que decide dar de presente ao povo o aprendizado de uma nova língua, mas se arrepende quando começam a falar mal dele em bichanês (língua dos bichos). A atividade integra a programação em homenagem a J. Borges
Homenagem a J. Borges: O que é o cordel? – 14 de setembro, 16h
Com a maior exposição panorâmica da obra de J. Borges (1935-2024) em cartaz, o Museu do Pontal segue fazendo homenagens ao mestre da xilogravura e autor de centenas de livros de cordel. O espetáculo ‘O que é o cordel?’ é um monólogo teatral e musical onde o personagem Geninho, interpretado pelo ator capixaba Severino Charlito, dá uma aula-espetáculo sobre o universo da literatura de cordel
Música no jardim: Bethi Albano e o Quintal Mágico – 8 de setembro, 16h
O show é resultado de uma pesquisa na cultura popular brasileira e passa por ritmos como baião, coco, cacuriá, carimbó, boi, ciranda e cantigas infantis. Bethi Albano, Lars Hokerberg, Dudu Godoi e Maria Clara – neta da musicista e pesquisadora, em participação especial - convidam o público a participar dançando, cantando e brincando no jardim do museu.











