Histórias de fazer nascer e outros maravilhamentos – 10 de dezembro, 16h
Nesta sessão de histórias de Marcela Fernandes de Carvalho, entre cantigas e contos, a palavra oral ganha vida e celebra o Natal.
Clamor! A Batida pelos Direitos Humanos – 9 de dezembro, 16h
A performance de música e dança do grupo Clamor! quer chamar atenção para o preconceito enfrentado por migrantes negros que chegam ao Brasil. Com direção artística de Johayne Hildefons, o grupo é formado por artistas do Haiti, de países africanos e afrodescendentes brasileiros.
Poesia em movimento – 9 de dezembro, 10h
A nova edição do projeto Parcerias Criativas traz ao museu o espetáculo de dança “Poesia em movimento”, interpretado pelos alunos do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein com coreografia da professora Cláudia Carvalho. Localizado na Barra, o Núcleo é uma unidade de extensão de ensino que oferece aulas de arte a estudantes da rede municipal pública da cidade do Rio de Janeiro.
Concerto Festa na Aldeia de Guaratiba – 3 de dezembro, 16h
Em seu concerto de encerramento das atividades de 2023, os Flautistas da Marambaia executam repertório que evoca o território onde está inserida a escola em que os jovens músicos estudam. O grupo é formado por 30 alunos da escola Municipal Prof. Vieira Fazenda, localizada em Barra de Guaratiba, e por 6 flautistas da Pro Arte.
Brincadeira de folia – 2 de dezembro, 16h
Nesta oficina, o museólogo, artista popular e brincante Sergio dos Santos vai coordenar a criação de máscaras, chapéus e de um estandarte de Folia de Reis
Festival Anim!Arte no Museu do Pontal – 25 e 26 de novembro
Em sua 17ª edição, o festival de cinema traz para o Museu sessões de curtas de animação produzidos por estudantes e oficinas de stop motion
Água de Beber: roda e oficina cultural – 19 de novembro, 16h
Vivência de Capoeira Angola para as famílias com Mestre Feinho, da Casa do Saber Popular, e os convidados Mestre Manoel e Coletivo Ondas do Mar.
Marcelo Conceição: deslocamentos e travessias – 18 de novembro, 15h
Mostra com mais de 100 obras do artista, que viveu por 11 anos em situação de rua, inaugura, novo espaço expositivo no mezanino do museu.
Turbante-se com letramento racial – 12 de novembro, 16h
Quilombola de Porto Calvário, no Mato Grosso, a historiadora e socióloga Silviane Pérola Negra apresenta a história e a função dos turbantes usados pelas mulheres negras. Misto de ação cultural com letramento racial, a oficina também terá cantoria afro.
Batuque do Quilombo: cantos e danças de resistência – 11 de novembro, 16h
Descendentes do Quilombo do Quariterê, comandado pela rainha Tereza de Benguela no Mato Grosso, no século 18, as integrantes do grupo Batuque do Quilombo apresentam danças e cantos de resistência do povo negro e conversam sobre a história negra quilombola no Brasil.











