José Bezerra, artistas do Vale do Catimbau e SIBA no Museu do Pontal – 9 de novembro, 15h

Os jardins do museu vão se transformar em parque de esculturas com a mostra de trabalhos do mestre José Bezerra e de seus conterrâneos Gilvan Bezerra, Dário Bezerra e Luís Benício. Abertura terá forró com José Bezerra & Trio Pernambucano, show de Siba e lançamento de documentário


Leia mais

O Pequeno Circo Mágico – 27 de outubro, 16h

O mágico Marcos Griot, cria da favela do Antares, em Santa Cruz, apresenta seu espetáculo solo no Museu. Com muitos truques, brincadeiras interativas e bom humor, ele promete encantar e emocionar a plateia. Classificação livre. 


Leia mais

Aipim, o palhaço das pernas de pau – 26 de outubro, 16h

Entre manobras radicais e acrobacias surreais em suas pernas de pau, o palhaço Aipim (Davi Maia) envolve o público com brincadeiras interativas e fala sobre sua história como artista de rua, chamando atenção para a valorização da arte e do artista circense. Classificação livre.


Leia mais

Ricardo Gadelha apresenta: Vareta – 20 de outubro, 16h

Entre proezas físicas e trapalhadas, o artista multilinguagem Ricardo Gadelha radicaliza sua pesquisa em comicidade não verbal e mescla a palhaçaria às acrobacias feitas em varas de bambu gigantescas. O palhaço Vareta se lança numa jornada de descobertas, manipulando o bambu de diversas formas, até descobrir as possibilidades acrobáticas do instrumento. Classificação livre.


Leia mais

Cucaracha e Theobalda – o Show – 19 de outubro, 16h

Com direção musical do multi-instrumentista, compositor e arranjador Rodrigo Sestrem, as palhaças Cucaracha (Florência Santangelo e Theobalda (Raquel Theo) cantam acompanhadas por uma banda que conta com os exímios músicos Gabriel Tauk (baixo), Anderson Maia (bateria) e Francisco Ityda (teclado). Interativo e muito divertido, o show inclui brincadeiras, dança e jogos de improviso. Classificação livre.


Leia mais

Circo

Festival de Circo no Museu do Pontal 2024

Há três anos na Barra, instituição promove maratona circense nos dias 12 e 13 de outubro e faz homenagem a Mestre Martelo do Cavalo Marinho, de Pernambuco.


Leia mais

Teatro: O jumento que foi à lua – 6 de outubro, 16h

Seguindo a tradição dos contadores de histórias, cordelistas e griots, o artista da palavra João Pedro Fagerlande apresenta o espetáculo solo “O jumento que foi à lua” neste domingo, às 16h. O texto narra a história de um jumento brasileiro que, por se destacar pela inteligência, é inscrito num concurso mundial de animais, em que o campeão irá participar de uma expedição para a lua. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais

Brinquedos que conectam – 5 de outubro, 16h

Nesta oficina, o artesão Fernando Ferreira vai falar sobre os brinquedos populares como ferramenta de sociabilização na infância, apresentando brinquedos colaborativos como vai e vem, peteca e pé de lata. Na parte prática da atividade ele vai orientar os participantes na fabricação de um ''manemolengo''. Classificação livre. Sujeito a lotação. 


Leia mais

Histórias que Vieram Primeiro: Contação de Histórias com Kika Farias – 29 de setembro, 16h

Neste domingo, dia 29, a artista Kika Farias apresenta “Histórias que vieram primeiro”, uma sessão de contação de histórias que fala sobre diversidade e as formas como cada cultura desenvolve diferentes teorias sobre a origem.  
Com poemas, músicas e adivinhas, ela faz com que as crianças se perguntem: como nasceram as águas? De onde vem a noite? E o dia? Programa para instigar e encantar ao mesmo tempo! 


Leia mais

Capoeira Angola com – 28 de setembro, 16h

Em parceria com a Casa do Saber Popular, o Museu do Pontal oferece neste sábado, dia 28, uma oficina de capoeira com Mestre Moraes. Aos 74 anos e em plena atividade, um dos grandes responsáveis pelo fortalecimento e difusão da autêntica Capoeira Angola no Rio de Janeiro e no mundo também irá compartilhar um pouco sobre sua jornada com os participantes.


Leia mais