Contação de histórias: Mareia, Maria! – 08 de abril
A atriz, diretora e contadora de histórias Tatiana Henrique conta a história de Maria Felipa e as lutas dos povos africanos e indígenas por independência e liberdade.
Contos das florestas brasileiras – 8 de abril, 10h
A arte-educadora e contadora de histórias Lena Farias Farias utiliza exercícios e brincadeiras teatrais interativas para apresentar personagens do folclore brasileiro.
Brinquedos cantados – 07 de abril
A arte-educadora Beatriz Bessa propõe uma vivência musical corporal e jogos de repertório afro-brasileiro que visam desenvolver habilidades rítmicas, sociais e vocais.
Oficina de brinquedos populares – 01 e 02 de abril
Conhecido pelas réplicas do bondinho de Santa Teresa, o artista mineiro Getúlio Damado compartilha seus saberes ensinando os participantes da oficina a fazer brinquedos utilizando diversos tipos de sucata.
Construir e brincar – 01 de abril
O arte-educador João Griot conduz a oficina em que as crianças vão aprender a construir brinquedos utilizando materiais recicláveis.
Contação de histórias: Entre as águas do ventre do mundo – 26 de março
A educadora e contadora de histórias Juliana Correia narra histórias das tradições orais Ashanti e Yoruba que aproximam o Brasil do continente africano. A partir de 5 anos.
Mangará: Autocuidado com colheita e mão na massa – 25 de março
Natália Barcelos, caiçara da Costa Verde e educadora socioambiental do Instituto Moleque Mateiro, conversa sobre os benefícios de cosméticos naturais utilizando como exemplo espécies encontradas na horta do museu.
Contação de histórias: A Catirina na lenda do bumba meu boi – 25 de março
A arte-educadora Lena Farias conta uma versão da lenda do bumba meu boi que dá destaque à personagem Catirina, e vai entremeando a história com exercícios teatrais e brincadeiras interativas.
Oficina O rodar das saias – 19 de março
Especializada em danças afro e preparação corporal, Eliete Miranda propõe um encontro com a história oral e contemporânea desenvolvendo habilidades da linguagem da dança a partir da roda.
Cantos ancestrais, jongos e maracatus – 18 de março
O Museu do Pontal recebe Cláudia Mattos, cantora, compositora e vocalista do Grupo Musical Pastoras do Aquilah, para uma oficina que pretende evocar a força ancestral que habita em nós, por meio do canto coletivo de jongos e maracatus autorais do Quilombo Aquilah.











