Festival Amazônico no Museu do Pontal
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e outros artistas, exposições, oficinas, filmes, atividades para crianças e feiras de artesanato e gastronomia. Sujeito a lotação.
Sticky
Oficina do Bebê Abayomi – 30 de março, 16h
Conduzida pela artesã Lena Martins, criadora da boneca preta Abayomi, a atividade convida participantes – adultos e crianças – a confeccionarem seu próprio bebê Abayomi sem o uso de cola ou costura, incorporando ervas aromáticas ao processo. A Oficina do Bebê Abayomi é uma vivência criativa e afetiva que resgata a história da boneca Abayomi por meio da contação de histórias, brincadeiras e confecção artesanal. Classificação livre. Sujeito a lotação.
VAIVÉM – 29 de março, 16h
VAIVÉM é um imenso balanço, uma coreografia, uma instalação. Um projeto infanto-juvenil multidisciplinar do coletivo NAMATILHA que tem como base uma investigação acerca do balanço, brinquedo milenar democrático, pertencente à rua, carregado de infância. Com 4 metros de altura e 4 metros comprimento, o balanço poderá ser experimentado pelo público ao final do espetáculo. Classificação livre. Sujeito a lotação.
“Meninas, mulheres e anciãs”, Sessão de contos com Camila Costa – 23 de março, 16h
A contadora de histórias Camila Costa compartilha com o público contos de tradição oral em que meninas, mulheres e anciãs vivem jornadas que inspiram coragem e esperança, em celebração ao mês das mulheres. As histórias são costuradas por cantos de encantaria e brincadeiras populares num encontro verdadeiro e divertido com o público. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Oficina de Teatro com Camila Costa – 22 de março, 16h
Na Oficina de Teatro com Camila Costa, entre em contato com os princípios da Arte Teatral por meio de jogos, experimentações práticas e propostas de criação de forma lúdica, leve e divertida, brincadeiras populares, expressão corporal e vocal, brinquedos cantados e improvisações. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Vivencia e encontro com Pastoras do Aquilah – 16 de março, 16h
Com direção musical de Cláudia Mattos e direção artística de Hosania Nascimento, as Pastoras do Aquilah são um projeto premiado que promove a preservação do samba por meio de apresentações em diversas regiões do Estado. A apresentação percorre diferentes períodos da história do samba, homenageando sua trajetória dos tempos clássicos até os dias atuais. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Oficina de Maracatu Baque Mulher – 15 de março, 16h
Vivência rítmica com os instrumentos do Maracatu de Baque Virado e roda de conversa sobre o papel da mulher e sua importância na estrutura das Nações de Maracatu de Baque Virado realizado por Tenily Guian, coordenadora e regente do Baque Mulher RJ. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Oficina com Cortejinho por um dia – 9 de março, 16h
Criado no Morro da Providência em 2019, o Cortejinho por um dia oferece atividades formativas para crianças. Com uma pedagogia antirracista, a oficina de musicalização busca resgatar de forma lúdica a história afro-indígena dos ritimos tocados no Carnaval da rua carioca. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Bloquinho Batucalacatuca – 8 de março, 16h
Ritmado desde o seu nome, o projeto musical Batucalacatuca nasce da vontade de trazer novos ares de sonoridade para o cenário cultural do Rio de Janeiro. Nesta apresentação, os ritimistas propõem um passeio por ritmos brasileiros, como samba, forró e marchinhas. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Museu do Pontal aberto no Carnaval – 27 de fevereiro a 02 de março
Museu aberto: dias 27 de fevereiro a 02 de março – Das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30). // Museu fechado: 3 a 5 de março – fechado











