Pequeno Auto da Estrela do Oriente – 21 de dezembro, 16h

O contador e ator mineiro Léo Brasil apresenta uma história natalina singela e meio surreal, meio cordel e muito musical. O Boizin Zé Peregrino, os Reis Magos e uma misteriosa Arca do Papai Noel são os personagens deste conto. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais

Contação de História: Uma Viagem Especial de Natal – 15 de dezembro, 16h

A história de Celeste, uma menina que sonha em viajar pelo espaço sideral, ganha vida em uma encantadora narrativa com música ao vivo e sombras mágicas. O espetáculo é apresentado pelo grupo Pirueta Arte e Cultura, de Teresópolis/RJ, formado por Jeanette Albuquerque e Nara Zeitune, que desde 1991 desenvolvem projetos voltados para crianças e jovens, com foco em temas educativos e culturais. Após a apresentação, as crianças poderão brincar com silhuetas, explorando os fascinantes efeitos das sombras. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais

Sessão de contos: Sob os céus de dezembro – 14 de dezembro, 16h

Conduzida pela atriz, narradora e dramaturga Luciana Zule, Sob os Céus de Dezembro é um espetáculo envolvente que celebra a passagem do tempo e os ciclos da vida, reunindo histórias que atravessam culturas e tradições. Nesta edição especial, a magia das palavras se entrelaça com a música de Beto Lemos, cuja rabeca dá um toque autêntico e emocional às histórias para transportar o público a um Natal com a alma e o calor da cultura brasileira. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais

Canto e Contos Natalinos – 08 de dezembro, 16h

Idealizado por Lídia Quadros, cantora, compositora, instrumentista e atriz com uma extensa trajetória na música e nas artes cênicas, o espetáculo reflete sua paixão pela educação e pela cultura popular. O Espetáculo Canto e Conto é uma envolvente apresentação musical infantil que mistura contos natalinos, ritmos brasileiros e cantigas de folias de reis. Com elementos sonoros e sensoriais, o espetáculo proporciona uma experiência interativa e lúdica que convida o público a brincar, cantar e explorar as riquezas do cancioneiro brasileiro. Classificação livre. Sujeito a lotação


Leia mais

A Festa do Menino – 07 de Dezembro, 16h

A história do nascimento do menino Jesus é contada e cantada pela Cia do Solo, embalada por cantigas do Pastoril, folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no nordeste brasileiro. Utilizando instrumentos musicais diversos, os dois contadores dividem a narrativa que surge através da palavra, do canto e de imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira. Classificação livre. Sujeito a lotação. 


Leia mais

Encontro de rimas – Rap e Repente – 01 de dezembro, 16h

Nesta atividade interativa, o rapper Viajante Lírico e o repentista Miguel Bezerra se unem para criar um espaço de diálogo e experimentação com o público. O Museu do Pontal convida para um encontro único entre o rap e o repente, duas expressões musicais que, apesar de suas diferenças, compartilham a força da rima e da improvisação. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais

Jongo – História, sabedoria e identidade negra – 30 de novembro, 16h

Venha conhecer o jongo com a Associação Cultural Sementes D’África, que traz apresentações e histórias deste ritmo ancestral. Formada por integrantes dos grupos Caxambu do Tio Juca e Filhos de Angola, a associação preserva e transmite a cultura jongueira de Barra do Piraí (RJ). A atividade destaca a importância do jongo na construção da identidade e resistência negra, celebrando o orgulho e a solidariedade comunitária em torno deste patrimônio cultural afro-brasileiro. Classificação livre. Sujeito a lotação.  


Leia mais

Técnicas de gravura com mestre Stenio Diniz – 24 de novembro, 16h

Descubra a arte da gravura com Stenio Diniz, mestre em xilogravura e cordel nascido em Juazeiro do Norte (CE). Nesta oficina prática, os participantes vão explorar o uso de instrumentos simples para criar matrizes e realizar impressões em madeira e isopor, sem o uso de máquinas. A experiência inclui demonstrações, acompanhamento passo a passo e finaliza com uma exposição das obras criadas. Classificação livre. Sujeito a lotação. 


Leia mais

8ª Mostra Anima Cinemão no Museu do Pontal – 23 de novembro, 17h

Prepare-se para uma tarde mágica no Museu do Pontal, onde as emoções ganham vida através das cores e movimentos dos curtas de animação com exibição gratuita, tudo isso com a estrutura completa do Cinemão: um super telão inflável, som de qualidade e, claro, a tradicional pipoquinha para completar o clima de cinema! Entre mundos fantásticos e realidades cotidianas, a 8ª Mostra Anima Cinemão promete uma experiência inesquecível para todas as idades. Cada curta foi cuidadosamente selecionado pela curadoria de Adriano Cipriano para proporcionar uma diversidade de emoções e reflexões, celebrando a arte da animação como uma forma de contar histórias universais. Venha se encantar com a beleza e a riqueza dessas pequenas grandes obras cinematográficas. Classificação livre. Sujeito a lotação


Leia mais

Iroko: contação de histórias africanas – 23 de novembro, 16h

Segundo o povo iorubá, no começo do mundo a primeira árvore plantada foi Iroko. Guardiã dos segredos que regem o tempo, ela representa a ancestralidade e a futuridade. Tudo o que pedimos, Iroko pode dar. Mas o que oferecemos em troca? Em “Iroko”, o educador e artista Anderson Barreto conta histórias africanas que pensam as relações de cuidado mútuo entre a humanidade e a natureza. Classificação livre. Sujeito a lotação.


Leia mais