As férias chegaram e o Museu do Pontal preparou uma programação especial, com oficinas e atividades voltadas para as crianças de quinta a domingo. Anote no calendário! A diversão começa nesta quinta, dia 17, e segue até 27 de julho. Todas as atividades são gratuitas.

As atividades dialogam com o acervo de arte popular brasileira do museu e prometem agradar a crianças de diferentes idades. Há contação de histórias, espetáculos e oficinas de arte circense, de construção de pipas e de brincadeiras populares, além de atividades de educação ambiental na horta/ jardim sensorial do Museu.

Confira a programação completa

 

Dia 17 – Quinta-feira

10h – Circuito Ambiental. Oficinas e brincadeiras na horta/jardim sensorial com o coletivo Mangue & Tal. Os participantes vão desbravar a horta, desenvolver bonecos de gravetos, uma boneca Abayomi, aprender Kokedama, além de participar de jogos e brincadeiras.

16h – Oficina Brinquedos Cantados. Oficina com os arte-educadores do museu, com brincadeiras musicais, ritmos corporais, cantigas de roda e folguedos que revivem identidades da cultura popular através de elementos sonoros e sensoriais.

 

Dia 18 – Sexta-feira

10h – Oficina de Brincadeiras Juninas. A pedagoga e brincante ClaCla Pacheco, da Roda Ser Cultural, está à frente desta oficina, que resgata as brincadeiras da cultura popular e dos festejos juninos, como jogo da argola, bumba-meu-boi e dança da laranja.

16h – Oficina de Malabares. O artista e educador Patrick Nogueira vai ensinar malabarismos com bastões chineses, uma técnica relativamente fácil, que permite que todos os participantes aprendam vários truques básicos, de forma individual e coletiva.

 

Dia 19 – Sábado

10h – Música de Brincar – Jubarte e Brincadeiras Musicais. Bebel Nicioli e Julia Ludolf desenvolvem atividades que valorizam o brincar na aprendizagem da criança. Elas vão entrar em contato com instrumentos e fontes sonoras, como violão, flautas, pios de passarinhos, reco-reco de sapo e castanholas de bichos.

16h – Show de mágica: Ciência ou Mágica. Patrick, o Mágico une ciência e truques de mágica nesta atividade, envolvendo e desenvolvendo o raciocínio científico e a curiosidade de crianças e jovens, usando a diversão como ferramenta de aprendizado.

 

Dia 20 – Domingo

16h – Oficina de Pipas. O especialista em pipas Max da Fonseca Cardoso ministra esta oficina de construção e revoada de pipas.

 

Dia 24 – Quinta-feira

10h – Teatro: Seu Manguito e a Garça Azul em “Os guardiões do Mangue”. Peça com temática socioambiental desenvolvida pelo projeto de educação ambiental Mangue & Tal. Além da peça, haverá brincadeiras e atividades, como a criação de brinquedos com material reciclado.

16h – Oficina de música popular Recicla Som. Os arte-educadores coordenam esta oficina de confecção de instrumentos musicais utilizando garrafas PET. Em seguida, utilizarão os instrumentos para reger uma orquestra rítmica, com ritmos de manifestações populares, o canto e a percussão corporal.

 

Dia 25 – Sexta-feira

10h – Oficina de construção do Boi bumbá de argila. Juliana Portella apresenta a crianças de 5 a 12 anos obras de artistas brasileiros que retrataram a figura do boi. Ao fim da atividade, ela propõe a construção de um pequeno boi, usando  argila e contas coloridas para adornar.

16h – Contação de Histórias: Misterioso Mar. A atriz Camila Costa e a musicista Cacá Pitrez fazem um mergulho nos mares da imaginação. A dupla compartilha com o público o conto Zulu “Concha de Histórias” e outras narrativas. Um convite para uma viagem às profundezas do oceano e seus mistérios.

 

Dia 26 – Sábado

10h – Show de mágica: Meu pequeno circo mágico. Show de mágicas com o mágico Marcos Griot, misturando, ainda, palhaçaria e malabarismo.

16h – Teatro: Deu a Louca na Encantaria. Com música ao vivo e teatro em pernas-de-pau, o Coletivo Carimbó dos Altos apresenta um espetáculo que reinventa a história do Boto-cor-de-rosa através de uma ótica feminina, celebrando a cultura afro-indígena e ribeirinha da Amazônia.

 

Dia 27 – Domingo

16h – Teatro: As Mangaeiras. A apresentação convida o público a mergulhar no universo encantado dos festejos juninos. A partir da música consagrada por Sivuca e eternizada na voz de Clara Nunes, surgem em cena duas vendedoras andarilhas, brincantes e contadoras de histórias.