Contando e cantando em Puri, Voz da Liberdade – 20 de abril, 16h
Oficina ministrada pelo educador e escritor Dauá Puri. Através do aprendizado e da experimentação de diversos instrumentos da etnia Puri, feitos de bambu, os participantes vão aprender sobre suas sonoridades e particularidades. Um convite para que o público conheça um pouco dos cantos, das danças e da cultura da etnia que habitou e habita o território Petropolitano. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Contação de histórias: “A cíclica história do sorriso frouxo” – 19 de abril, 16h
A contadora de histórias e escritora Melissa Xakriabá narra A cíclica história do sorriso frouxo, uma contação que mistura música, dados históricos e científicos e brincadeiras. A narrativa fala de uma menina indígena que, mesmo diante das dificuldades, mantinha um sorriso no rosto — despertando estranhamento e curiosidade. A partir dessa história, a autora leva o público a refletir, brincar e aprender sobre emoções, ludicidade e o poder transformador do riso desde a infância. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Festival Amazônico no Museu do Pontal
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e outros artistas, exposições, oficinas, filmes, atividades para crianças e feiras de artesanato e gastronomia. Sujeito a lotação.
Sticky
Oficina com Cortejinho por um dia – 9 de março, 16h
Criado no Morro da Providência em 2019, o Cortejinho por um dia oferece atividades formativas para crianças. Com uma pedagogia antirracista, a oficina de musicalização busca resgatar de forma lúdica a história afro-indígena dos ritimos tocados no Carnaval da rua carioca. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Bloquinho Batucalacatuca – 8 de março, 16h
Ritmado desde o seu nome, o projeto musical Batucalacatuca nasce da vontade de trazer novos ares de sonoridade para o cenário cultural do Rio de Janeiro. Nesta apresentação, os ritimistas propõem um passeio por ritmos brasileiros, como samba, forró e marchinhas. Classificação livre. Sujeito a lotação.
Museu do Pontal aberto no Carnaval – 27 de fevereiro a 02 de março
Museu aberto: dias 27 de fevereiro a 02 de março – Das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30). // Museu fechado: 3 a 5 de março – fechado
Carnaval 2025 no Museu do Pontal
Pode ir preparando a fantasia de toda a família! O Museu do Pontal caprichou na programação de Carnaval para os pequenos foliões. A partir do dia 15 de fevereiro, começa a maratona de bailinhos na casa do artista popular brasileiro. Não perca!
Férias no Museu do Pontal 2025
Vem para o Museu do Pontal! Entre os dias 16 de janeiro e 02 de fevereiro, estão programadas oficinas de arte e educação ambiental, contação de histórias, espetáculos e muita brincadeira ao ar livre.
Até logo! – Museu fechado ao público até 3 de janeiro
A partir do dia 23 de dezembro a 3 de janeiro, o museu estará fechado ao público. O museu reabre para visitação no dia 4 de janeiro. A partir do dia 16 até o dia 28 do mês, sempre de quinta a domingo, acontece a programação de Férias no Museu do Pontal. Uma programação especial, inteiramente gratuita, com oficinas de arte e educação ambiental, espetáculos e muita brincadeira ao ar livre.
Museu aberto no feriado do G20 – 14, 15, 16 e 17 de novembro
Museu aberto: dias 14, 15, 16 e 17 de novembro – Das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30). // Museu fechado: dias 18, 19 e 20 de novembro.
José Bezerra, artistas do Vale do Catimbau e SIBA no Museu do Pontal – 9 de novembro, 15h
Os jardins do museu vão se transformar em parque de esculturas com a mostra de trabalhos do mestre José Bezerra e de seus conterrâneos Gilvan Bezerra, Dário Bezerra e Luís Benício. Abertura terá forró com José Bezerra & Trio Pernambucano, show de Siba e lançamento de documentário
O Pequeno Circo Mágico – 27 de outubro, 16h
O mágico Marcos Griot, cria da favela do Antares, em Santa Cruz, apresenta seu espetáculo solo no Museu. Com muitos truques, brincadeiras interativas e bom humor, ele promete encantar e emocionar a plateia. Classificação livre.
Aipim, o palhaço das pernas de pau – 26 de outubro, 16h
Entre manobras radicais e acrobacias surreais em suas pernas de pau, o palhaço Aipim (Davi Maia) envolve o público com brincadeiras interativas e fala sobre sua história como artista de rua, chamando atenção para a valorização da arte e do artista circense. Classificação livre.
Vem aí o Festival das Culturas Indígenas no Museu do Pontal – 13 e 14 de abril
Com curadoria dos educadores Pacari Pataxó e Carmel Puri, o evento é um convite para crianças e adultos conhecerem e valorizarem as culturas indígenas que há séculos resistem em nosso País e tanto têm a nos ensinar
Carnaval no Museu do Pontal tem bailinhos, brincadeiras e oficinas – 3 a 18 de fevereiro
Pode preparar a fantasia! O Carnaval no Museu do Pontal vai promover oito bailes para o público infantil. Este ano, a programação carnavalesca será totalmente dedicada à diversão dos pequenos foliões. Até os bebês vão cair na folia! (3 a 18 fevereiro 2024)
Festival Pará no Museu do Pontal
Evento nos dias 23 e 24 de setembro terá show e homenagem a Dona Onete, a rainha do carimbó, comidas típicas e atrações para todas as idades.