O Rio de Janeiro está prestes a conhecer a obra bem-humorada e surpreendente de Roxinha, que tem despontado como um nome potente na arte popular de Alagoas. O Museu do Pontal inaugura neste sábado, 6 de maio, a primeira exposição individual da artista, Roxinha, uma vida de novela, com 70 pinturas de Maria José Lisboa da Cruz, a Roxinha. Revelação na região da Ilha do Ferro, ela começou a produzir na maturidade e desenvolveu uma obra marcada pelas referências à TV e ao universo mágico das novelas, com suas apaixonantes histórias de amor.

Com curadoria de André Dantas e os diretores do Museu, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, a exposição ocupará o foyer e uma sala de exposição. Além das pinturas, um filme sobre a vida da artista estará em exibição. Roxinha vem ao Rio de Janeiro especialmente para a abertura e participará de um bate-papo com os curadores no sábado, às 16h. No domingo, dia 7, às 10h e às 16h, ela vai dar oficina de pintura para público.

“Durante uma viagem de preparo para as filmagens que estávamos fazendo na Ilha do Ferro, em Alagoas, conheci a obra desta pintora e me apaixonei. Ali nasceu a ideia de fazermos essa exposição individual da Roxinha”, conta o diretor executivo do Museu do Pontal, Lucas Van de Beuque.

Natural de Lagoa de Pedra, Pão de Açúcar (AL), filha de pais alagoanos, Roxinha nasceu em 1953, trabalhou no cultivo de macaxeira, feijão e milho desde o fim da adolescência. Também “quebrou brita” em uma pedreira local e foi gari por quase duas décadas, varrendo as ruas do povoado de Lagoa de Pedra, onde reside até hoje. Aos 59 anos, quando os filhos cresceram e alguns seguiram para o Sudeste em busca de trabalho, começou a desenhar, no que chamou de “brincadeira” entre ela e o marido, Domingos Lisboa. Era para matar a saudade e preencher o tempo vazio, mas a atividade foi crescendo, ultrapassou as folhas de papel, se esparramou pelas paredes e muros da casa, ganhou novos espaços.

“A obra de Roxinha nos fala de suas visões do amor e do afeto, a partir de sua perspectiva de mulher contemporânea. Ela desconstrói estereótipos sobre o papel da mulher e o pretenso isolamento da vida nos ambientes tradicionais e rurais. Suas pinturas, bem-humoradas, falam de suas vivências cotidianas, nas beiras do rio São Francisco, nas quais se incluem seu fascínio pela televisão, pelas novelas e pelas mudanças dos costumes”, observa a diretora e curadora do Museu do Pontal, Angela Mascelani.

Em 2021, Roxinha começou a pintar em pedaços de MDF e materiais encontrados em terrenos baldios e em caminhadas nas vizinhanças junto com um dos filhos, e o marido. No Museu do Pontal, será possível observar a variedade de suportes, como um televisor antigo, que serviu de tela para uma pintura inspirada na novela O Cravo e a Rosa.

“Em outubro de 2021, em andanças pelo sertão de Alagoas à cata de preciosidades populares, encontrei Roxinha no povoado Lagoa de Pedra. Sua casa logo me chamou a atenção pelo inusitado da fachada. Pinturas figurativas cobrem as paredes em um festival de cores e formas que atiça a curiosidade de quem passa. Foi amor à primeira vista”, lembra o curador André Dantas.

Para a artista, este será um momento de realização. “Será a minha primeira exposição individual. Além disso, eu nunca fui ao Rio de Janeiro e nunca andei de avião. Estou feliz e ansiosa”, afirma Roxinha, que tem a pintura como atividade diária.

Serviço:

06 de maio de 2023

15h – Abertura da exposição com a presença da artista.

16h – Conversa com Roxinha e os curadores André Dantas, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque.

07 de maio de 2023

10h – As cores de Roxinha – oficina de pintura  (auditório)

16h – As cores de Roxinha – oficina de pintura (auditório)

Sobre a oficina: Acompanhada do marido Domingos, e do filho, Adeilton, que participam de várias etapas do seu processo de criação, Roxinha vai conversar suas inspirações, temas preferidos e sua maneira de combinar cores. Os participantes também poderão soltar a imaginação utilizando as tintas e materiais oferecidos na atividade.

A exposição ficará em cartaz até agosto de 2023. Visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita.