CARNAVAL NO MUSEU DO PONTAL

28 E 29 DE JANEIRO

Evento terá apresentações e oficinas da Mocidade Independente de Padre Miguel, bloco infantil, roda de samba e Junta Local. Entrada gratuita.

Já é Carnaval no Museu do Pontal!

Nos dias 28 e 29 de janeiro um festival de atrações carnavalescas para foliões de todas as idades, inteiramente gratuito, vai tomar conta do museu das 10h às 19h. O grande destaque da programação é a Mocidade Independente de Padre Miguel, que este ano homenageia Mestre Vitalino e outros artistas do Alto do Moura, Caruaru (Pernambuco), que têm lugar de destaque no acervo da casa da arte popular brasileira.

“No ano passado, quando ainda estava pesquisando sobre os artistas que seriam celebrados no desfile de 2023, o carnavalesco Marcus Ferreira nos procurou e fez uma visita ao Museu. Ali nasceu a ideia de promover uma ocupação da Mocidade com oficinas de samba no pé, de percussão, apresentações da bateria e de porta-bandeira e mestre-sala”, conta o diretor executivo do Museu, Lucas Van de Beuque.

“O Museu do Pontal foi importantíssimo para que eu começasse a materializar o desfile da Mocidade. As imagens nos aproximam da essência, da energia das pessoas que as fizeram. Mostrar isso é primordial para alcançarmos o coração das pessoas. Enquanto artista, eu precisava estar alinhado com esse sentimento”, conta Marcus Ferreira.

A diretora e curadora do Museu do Pontal, Angela Mascelani acrescenta: “A Mocidade é a principal escola da Zona Oeste, então além do enredo sobre arte e cultura popular, o que nos aproximou foi o desejo de dialogar com o território onde o museu também está inserido. Temos realizado muitas ações neste sentido, buscando contribuir para a valorização dos artistas e agentes culturais da região”.

Assim nasceu o festival Carnaval no Museu do Pontal, com atrações da escola e também de outros artistas da Zona Oeste, como o bloco Capivaras Molhadas, do Recreio dos Bandeirantes, e a roda de samba As Pastoras do Aquilah, de Jacarepaguá. Também estarão presentes a feira gastronômica Junta Local e a Feijoada Quilombola. Nos dois dias do evento será oferecido transporte gratuito no trajeto entre a estação de metrô Jardim Oceânico e o Museu, a partir das 9h30 até o encerramento do evento às 19h.

28 de janeiro
28 de janeiro

10h - Oficina de percussão e bloquinho infantil

Com o grupo formado por crianças e adolescentes da Vila Vintém que aprendem percussão, dança e outras atividades no projeto social Estrelinha da Mocidade. Ao final da oficina será formado um bloquinho infantil que sairá em cortejo pelo jardim.

14h – Oficina de mestre-sala e porta-bandeira

A porta-bandeira Bruna Santos, cria da escola desde a Estrelinhas da Mocidade, e o mestre-sala Diogo Jesus, na escola desde 2015, são os instrutores da oficina que desvenda o bailado do casal símbolo da Mocidade.

15h - Histórias e memórias das estrelas do meu chão

Inspirada na obra Parangolé, de Hélio Oitica, a oficina apresenta de forma lúdica o universo das baianas, as matriarcas da escola, e a história da Velha Guarda da Mocidade Independente de Padre Miguel, formada pelos guardiões dos saberes ancestrais da comunidade.

16h – Oficina de samba no pé

Com o coreógrafo e diretor artístico George Louzada, responsável pela ala de passistas da Mocidade.

17h30 - Bateria da Mocidade

Apresentação de ritmistas da bateria mais quente do Carnaval carioca.

29 de janeiro
29 de janeiro

10h - Bloco Capivaras Molhadas

Cortejo do grupo formado por músicos da Zona Oeste que desde 2019 sai pelas ruas do Recreio e de Vargem Grande, será um bloquinho para todas as idades.

11h30 - Banda do Pontal

Apaixonados por Carnaval, os músicos e arte-educadores formaram uma banda especialmente para o evento e vão comandar um cortejo pelo jardim com muita marchinha, samba e maracatu.

15h - Cordão da Bola Laranja

Formado em 2016, o grupo apresenta seu repertório de marchinhas, samba, axé, funk e versões de músicas pop.

15h – Visita musicada especial de Carnaval

Com os arte-educadores do museu e um repertório de marchinhas e músicas de Carnaval.

16h - As Pastoras do Aquilah

Em parceria com o festival Ilumina Zona Oeste, o Museu do Pontal apresenta a roda de samba comandada pelo grupo feminino formado no Quilombo Aquilah, em Jacarepaguá, que em 2014 conquistou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Fluminense.

Junta Local

O circo de pequenos produtores da Junta Local irá entrar no picadeiro que está sendo armado pelo Museu do Pontal para celebrar a comida boa, local e justa com sua comunidade de produtores. Nos dois dias do festival, serão mais de 40 barracas representando toda a gama de produtores da Junta Local, numa curadoria especial para o evento: hortifruti fresquinho do campo, pães, queijos, vinhos e cervejas artesanais e comidinhas. Como sempre, as feiras são escoltadas pelo trio de Juntos com Certeza.

Feijoada Quilombola

Em parceria com a o festival Ilumina Zona Oeste, que acontece em diversos pontos da região nos dias 28 e 29 de janeiro, o Museu recebe a roda de samba As Pastoras do Aquilah e a Feijoada Quilombola prepara por mulheres do quilombo urbano localizado em Jacarepaguá. A Gastronomia do Cantinho do Quilombo é baseada na culinária afro-brasileira afetiva, mantendo viva na memória a cozinha dos ancestrais. A tradicional Feijoada Quilombola é a queridinha da casa e faz parte do Zungu, guia da gastronomia preta da cidade do Rio de Janeiro.

Como chegar

Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico e do Alvorada. Basta chegar a um desses pontos e procurar pelo nosso orientador de público. Saídas a cada 20 minutos, a partir das 9h30 até 16h30.

Para quem vem de carro, o endereço é Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes 3.300, Barra. Recomendamos usar como referência o condomínio Alphaville Residências, que fica bem ao lado do museu.

O estacionamento do museu estará aberto e será permitido estacionar ao longo da via, porém recomendamos utilizar as vans, táxi ou aplicativos de transporte.