A visita

As visitas educacionais teatralizadas duram aproximadamente uma hora e trinta minutos e são oferecidas de terça a sexta-feira, de manhã ou à tarde.

O agendamento prévio para grupos escolares e projetos sociais é obrigatório e pode ser feito de terça a sexta-feira, de 9h30 às 17h, pelos telefones (21) 2490-2429/ 2490-4013 ou pelo email atendimento@museucasadopontal.com.br

Após o agendamento, a instituição deve encaminhar um ofício em papel timbrado, confirmando as datas acordadas.

Acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

Consulte a coordenação do Programa Educacional e Social sobre atendimentos para grupos especiais e propostas temáticas diferenciadas. educativo@museucasadopontal.com.br

Escolas particulares

Valor do ingresso + visita educacional por estudante de escola particular: R$ 15,00 *** (esse valor é subsidiado pelos patrocinadores do Museu Casa do Pontal) – Professores e acompanhantes têm entrada franca.

Entre em contato para agendar

Escolas públicas e projetos sociais

Por meio de parcerias firmadas com patrocinadores públicos e privados, o Museu Casa do Pontal oferece gratuidade para estudantes de escolas públicas e participantes de projetos sociais, mediante disponibilidade de agendamento.

Entre em contato para agendar

Metodologia

Crianças e jovens, da educação infantil ao ensino médio, são recebidos no Museu Casa do Pontal por arte- educadores que os convidam a uma viagem cultural, utilizando linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a “contação” de histórias, desafios, trovas e versos. Os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias e alguns temas podem ser priorizados durante a visita, de acordo com a intenção de abordagem da instituição.

As visitas teatralizadas foram criadas tendo como pressupostos o conteúdo e a abrangência temática do acervo em exposição permanente, que permitem fazer pontes com a história, a arte, o folclore e a cultura brasileira. Durante a visita, os participantes são estimulados a refletir sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as práticas culturais e sociais e, ainda, sobre questões mais próprias aos campos das artes plásticas, dos processos criativos e das memórias afetivas.

Oferecemos também atendimento especializado para grupos de educadores.