Imensas miudezas – 10 de agosto, 16h
Era uma vez uma sessão de contos e cantos sobre miudezas e imensidões. A contadora de histórias Rita Gama apresenta narrativas com bichos, seres fantásticos, medo, coragem, amor, sorte e tantos temas preciosos da jornada humana, histórias que vivem a cada vez que são partilhadas, passando de um coração a outro, de boca em ouvido.
Jacurutu: contos da mata – 9 de agosto, 16h
A pedagoga e brincante Juliana Costa, pesquisadora de cultura popular e oralidade afro-ameríndia, apresenta contos de origem indígena repletos de saberes ancestrais. Com a ajuda de bonecos, sonoplastia e música, Juliana conduz a plateia em um passeio pelos encantos das matas brasileiras.
ABC da Capoeira para Crianças – 3 de agosto, 16h
No Dia do Capoeirista, o cordelista Victor Lobisomem apresenta histórias de seu livro infantil, “ABC da Capoeira para Crianças”. Depois, o público vai criar coletivamente um livro de cordel. Classificação livre. Sujeito a lotação.
A Peleja do Violeiro Magrilim com a Formosa Princesa Jezebel – 2 de agosto, 16h
Utilizando um belo tapete que representa o reino de Jezebel, tecendo encantamento e diversão, os artistas do grupo Costurando Histórias contam uma história de amor e de bravura, renovando a tradição e resgatando o encanto dos grandes clássicos de literatura de cordel.
Férias de julho no Museu do Pontal: arte, brincadeira e natureza
As férias chegaram e o Museu do Pontal preparou uma programação especial, com oficinas e atividades voltadas para as crianças de quinta a domingo. Anote no calendário! A diversão começa nesta quinta, dia 17, e segue até 27 de julho. Todas as atividades são gratuitas.
Arraiá do Museu do Pontal 2025
Com shows de Mestre Ambrósio, Ceiça Moreno e Marcelo Mimoso, Festival acontece nos dias 12 e 13 de julho
Oficina: Danças biomáticas – 29 de junho, 16h
O dançarino e biólogo Luan Gustavo apresenta esta oficina de dança, que busca, a partir de práticas corporais e performáticas, pensar sobre ciclos naturais, saberes ancestrais e manifestações culturais de cada bioma brasileiro.
Oficina: Mini selva caseira – 28 de junho, 16h
O gestor e educador ambiental Renan Braga vai ensinar conceitos básicos de paisagismo e jardinagem, para que o público possa criar uma pequena floresta em casa. Na programação, assuntos como a diferença entre plantas rasteiras e arbustivas, as necessidades básicas de cada espécie e dicas importantes para manter as plantas felizes.
Oficina de criação de geringonças com garrafas PET – 22 de junho, 16h
O museólogo do Museu do Pontal e artesão Sérgio dos Santos vai falar sobre as “geringonças” de Adalton Lopes, como são chamadas as obras cinéticas feitas pelo artista com material reaproveitado.
Oficina: Repensando o Lixo Tecnológico – 21 de junho, 16h
Nesta oficina prática, o artista visual Camilo Moreira vai ensinar o público a criar objetos e esculturas a partir de peças tecnológicas descartadas, como partes de celulares e computadores.