O Programa

O Programa Educacional e Social do Museu do Pontal é desenvolvido, desde 1996, com o objetivo de divulgar a arte popular brasileira e democratizar o acesso ao acervo da instituição. O contato com a arte popular favorece o estabelecimento de identidades positivas, possibilitando o respeito pela diversidade e a emergência de posturas sociais, culturais e econômicas novas e mais justas. A atuação na área educacional e social se dá por meio de visitas teatralizadas educacionais à exposição permanente, exposições itinerantes educativas, seminários e oficinas de formação continuada em arte popular, e publicações direcionadas. Desde sua criação, o Programa já atendeu a 300.000 participantes.

Visitas Teatralizadas

As visitas teatralizadas foram criadas tendo como pressupostos o conteúdo e a abrangência temática do acervo em exposição permanente, que permitem fazer pontes com a história, a arte, o folclore e a cultura brasileira.

Formação

A linha de capacitação de educadores e gestores sócio-culturais, a partir da compreensão destes profissionais como multiplicadores, tem como objetivo fornecer subsídios para o aprofundamento do conhecimento sobre a arte e a cultura popular brasileira.

Atividades na escola

A partir das experiências acumuladas compartilhadas, em 2010 o Museu do Pontal lançou o conjunto de materiais educativos.

Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

Exposições Educativas

As exposições educativas de obras selecionadas no acervo do Museu Casa do Pontal têm função multiplicadora. Exibidas em centros culturais em diferentes bairros do Rio de Janeiro e municípios do Grande Rio propiciam o acesso ao acervo aos múltiplos segmentos sociais do estado do Rio de Janeiro.

Mural do Educador