Exposições

O percurso expositivo, com cores e aberturas que permitem vislumbrar uma perspectiva do amplo espaço de mil metros quadrados, foi pensado para revestir de magia e encantamento o mergulho do público no universo da arte popular.

Junto às exposições, o público verá a riqueza da arte popular através de vídeos e textos poéticos, e em depoimentos de personalidades como Gilberto Gil, Dona Isabel, Ailton Krenak e José Saramago.

“Novos ares: Pontal reinventado” é a exposição central, de longa duração, uma homenagem à proposta original de apresentação das obras do Museu do Pontal criada por seu idealizador e fundador, Jacques Van de Beuque (1922-2000), que estabeleceu uma apresentação própria e inovadora para apresentar o Brasil profundo revelado por seus artistas populares. Esta concepção foi revisitada à luz de 2021, com uma nova compreensão dos ciclos criados por ele, que apontavam as transformações do Brasil com a migração da área rural para a cidade.

Em torno desta exposição central estarão cinco outras exposições nucleares, temporárias, que mostrarão as obras de arte popular a partir de seus criadores, de várias regiões do país.

Exposições Temporárias

O Circo Chegou!

A exposição O CIRCO CHEGOU! celebra o primeiro ano de funcionamento do Museu do Pontal aqui, neste novo endereço, na Barra da Tijuca!

Reunindo esculturas, modelagens, textos e fotografias contemporâneas, homenageamos os que são apaixonados pela história do circo e por sua potência simbólica e imagética. E provocamos o público a correlacionar a tradição circense com algumas grandes festas. Assim, trazemos, lado a lado, os circos de origem europeia, com seus palhaços e personagens internacionais, e os mascarados e palhaços inventivos das festas tradicionais brasileiras: Bumba-boi, Folia, Guerreiros e Bate-bolas.

CIRCO_Adalton

Roxinha, uma vida de novela

A exposição ROXINHA, UMA VIDA DE NOVELA, é a primeira exposição individual de uma artista no Museu do Pontal. E traz uma expressão rara no acervo: a presença de pinturas.

Essa mostra traz acervos de várias procedências e é um convite para prestar atenção na criação desta artista que expressa esse momento de grandes mudanças. O acervo aqui exposto vem, em grande parte, da coleção formada por André Dantas, um dos primeiros divulgadores de sua obra. As demais vêm das coleções feitas por Paulo Tavares e pelo próprio Museu do Pontal.

djalma-correa