Djalma Corrêa – 80 Anos de Arte e Pesquisa

O Museu do Pontal recebe a exposição temporária “Djalma Corrêa - 80 Anos de Arte e Pesquisa”. Com curadoria de Cecília de Mendonça, a mostra reúne fotografias e gravações do acervo do músico, considerado um dos maiores percussionistas da música popular brasileira e, também, um grande pesquisador de sonoridades africanas.

Djalma Corrêa nasceu em 1942, em Ouro Preto, Minas Gerais, e iniciou sua carreira como baterista em Belo Horizonte. Bem jovem seguiu para Salvador, na Bahia, onde estudou nos Seminários Livres de Música da UFBA comandados por Koellreutter. Lá participou de toda a efervescência cultural da cidade ao lado de artistas como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Tom Zé e Alcyvando Luz.

Ainda na Bahia, criou o grupo Baiafro, que se propunha a fazer uma releitura contemporânea de temas da diáspora negra. O grupo, pioneiro em trazer a linguagem percussiva para o centro dos palcos, teve várias formações, sempre com a presença de alagbês e mestres da cultura afro-baiana. Baiafro tornou-se um conceito que Djalma carrega em todas as suas experiências musicais. Outra marca de seu trabalho é a música espontânea, aquela feita de forma livre, sem regras, na troca e na escuta entre os músicos. Com sua riquíssima percussão, Djalma abriu novos caminhos e participou de centenas de gravações dos mais importantes nomes da música brasileira e internacional.

Participou de discos emblemáticos como Refavela, África-Brasil, Ogum/Xangô, Quarteto Negro, O Canto dos Escravos, gravados ao lado de nomes consagrados. Com Gil, Gal, Bethânia e Caetano, integrou o espetáculo “Doces Bárbaros”.
Todo o trabalho de Djalma Corrêa foi marcado por uma constante pesquisa da diversidade musical encontrada nas tradições populares brasileiras, principalmente as expressões percussivas afro-brasileiras. A mostra no Museu do Pontal enfatiza sua faceta de pesquisador da cultura africana e afro diaspórica.

Curadoria: Cecília de Mendonça

Período: 12 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023