Funcionamento

Aberto de quinta a domingo, das 10h às 18h*.
* O acesso às exposições se encerra às 17h30, meia hora antes do horário de fechamento do museu.

A nova sede do Museu do Pontal está 20 quilômetros mais perto do Centro da Cidade do que a sede histórica, e fica próxima ao Bosque da Barra e vizinha ao condomínio Alphaville, distante apenas quatro quilômetros do Barra Shopping e da Cidade das Artes.

Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, S/N – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 22790-711 – Ao lado do condomínio Alphaville.

Tel: +55 (21) 2490-2429

Entrada Gratuita

A entrada no Museu do Pontal é gratuita para todos.

Entretanto, sugerimos uma contribuição mínima de R$ 20 àqueles que puderem apoiar as atividades do Museu. Os valores arrecadados serão investidos no programa educativo e na manutenção das instalações. 

A contribuição pode ser feita no momento da retirada antecipada do ingresso na plataforma Sympla ou na bilheteria.

Recomendamos planejar a visita com antecedência, fazendo o agendamento pela plataforma Sympla.

Visita Acessível

O Museu do Pontal, a casa da arte popular brasileira, é um espaço democrático e preparado para receber todos os públicos.

Aos sábados o museu conta com um horário exclusivo para receber pessoas com deficiência intelectual, pessoas com transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento e seus acompanhantes, conforme disposto na Lei Municipal 6278/2017.

As visitas acontecem das 9h às 10h. Para participar é necessário agendar previamente pelo e-mail atendimento@museudopontal.org.br.

Política de Visitação

Essa casa também é sua

Planeje sua visita

– É permitido filmar e fotografar as exposições com celular, sem flash, para uso pessoal e sem fins comerciais. Ao compartilhar nas redes sociais, use a tag #museudopontal ou marque @museudopontal pra gente poder ver as suas fotos. 

– Não é permitido filmar e fotografar com equipamento profissional sem autorização prévia.  As solicitações devem ser enviadas para atendimento@museudopontal.org.br. Veículos de imprensa devem entrar em contato com imprensa@museudopontal.org.br 

– Nas galerias do Museu só podem ser utilizados lápis; é proibido o uso de canetas e marcadores.  

– Carrinhos de bebê são permitidos em todas as galerias, salvo indicação em contrário. 

– Bagagem, bagagem de mão, mochilas e valises devem ser acomodados nos guarda-volumes disponíveis no foyer. Para utilizá-los basta solicitar uma chave na recepção e devolvê-la após o uso.  

– Recomendamos o uso de repelente, especialmente no verão. 

Alimentação

A praça-jardim do Museu do Pontal é um espaço que convida à brincadeira e ao encontro. É permitido fazer lanches ou piqueniques em toda a área externa. Não é permitido trazer vasilhames de vidro e qualquer tipo de estrutura para festas, como mesas cadeiras, pallets, gazebos e decoração.  

O Museu também conta com uma cafeteria onde é possível comprar um kit piquenique, salgados e refeições leves. A Divino Cafeteria fica aberta no mesmo horário do Museu, de quinta a domingo, das 10h às 18h. 

Nos espaços expositivos e auditório, o consumo de alimentos e bebidas não é permitido. 

Respeito aos objetos do museu

Não toque nas obras e objetos expostos no Museu. O óleo invisível na ponta dos dedos deixa uma película sobre qualquer superfície tocada. Ao longo do tempo, estas marcas podem atrair poeira e poluentes do ar, danificando e obscurecendo superfícies. Por favor, evite apontar ou gesticular quando você está perto de obras de arte desprotegidas. 

A sinalização em amarelo no chão demarca o distanciamento adequado e necessário do público para as obras e vitrines. 

Acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção

O Museu do Pontal possui banheiro e elevador específicos para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção. 

Estacionamento

O estacionamento no Museu é gratuito e limitado a 40 vagas.  Também dispomos de bicicletário.  

Achados e perdidos

Por questões de segurança, não informamos por e-mail ou telefone quais objetos estão sob nossos cuidados em nosso Achados e Perdidos. Para verificar se um objeto foi encontrado, é necessário comparecer ao Museu na quinta ou na sexta-feira, das 10 às 16 horas, informando na fila que pretende consultar o Achados e Perdidos. 

 
É muito importante apresentar documentação ou evidências que comprovem a propriedade do item. Objetos encontrados serão guardados pelo prazo máximo de 90 dias.

Crianças

Menores de 12 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis. Pedimos a todos atenção à circulação das crianças, especialmente na praça-jardim. 

Animais 

Podem circular pelo museu apenas cães-guias e animais de suporte emocional acompanhados de seus donos. 

WI-FI 

Oferecemos internet livre e gratuita a todos os visitantes. Basta se cadastrar na rede Museu Visitante.