Jacques 100 anos
A mostra Centenário Jacques Van de Beuque, com fotos, histórias e vídeo com a trajetória do fundador da instituição, ocupa uma parte do foyer do Museu.
A exposição integra o ciclo de comemorações pelos 100 anos de nascimento de JVB, criador da coleção que deu origem ao Museu do Pontal, um centro de referência e preservação de acervos de arte popular.
O designer francês Jacques Van de Beuque chegou ao Brasil, por sugestão do amigo e pintor Cândido Portinari, em 1946, depois de ter sido prisioneiro por estimular a resistência francesa e submetido aos campos de trabalhos forçados na Alemanha.
Instalado no Rio de Janeiro, tornou-se amigo de muitos artistas populares e viajou quase todo o Brasil acompanhando a trajetória de alguns deles, especialmente o mineiro Antônio de Oliveira e o carioca Adalton Fernandes Lopes. Em 1976, abriu a Casa do Pontal ao público, com apoio de sua mulher, a tradutora e intérprete Edith Barragath. Financiou e desenvolveu o espaço e a coleção até meados da década de 90, consolidando a Casa do Pontal como uma das maiores e mais representativas exposições de arte popular do Brasil.
Curadoria: Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque
Período: 02 de maio de 2023 – Em cartaz