Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio
O museu
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Em outubro de 2021, o Museu inaugura uma nova sede na Barra da Tijuca.
O espaço
Com 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil metros quadrados de área verde, área para piquenique e vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar, a nova sede está assentada sobre um terreno consolidado, livre de inundações, abrigando adequadamente seu raro e singular acervo.
Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio
Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio
A arquitetura
O edifício projetado pelos Arquitetos Associados, com 2.600 metros quadrados de área construída, abriga seis exposições inaugurais, que reúnem duas mil esculturas. O novo Museu do Pontal conta com uma cafeteria, loja e uma extensa programação para todos os públicos.
Único no país
Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.