Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

O museu

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo – resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque – é composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. Em outubro de 2021, o Museu inaugura uma nova sede na Barra da Tijuca.

O espaço

Com 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil metros quadrados de área verde, área para piquenique e vista aberta para parte do conjunto de montanhas conhecido como Gigante Adormecido, que vai da Pedra da Gávea ao Pão de Açúcar, a nova sede está assentada sobre um terreno consolidado, livre de inundações, abrigando adequadamente seu raro e singular acervo.

Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio

A arquitetura

O edifício projetado pelos Arquitetos Associados, com 2.600 metros quadrados de área construída, abriga seis exposições inaugurais, que reúnem duas mil esculturas. O novo Museu do Pontal conta com uma cafeteria, loja e uma extensa programação para todos os públicos.

Único no país

Segundo membros do International Council of Museums (ICOM), associado à Unesco, “O Museu do Pontal não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira, pode ser considerado como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.

Artistas

400K

Pessoas no programa social

Preloader

1946

O jovem pintor Jacques Van de Beuque, após fugir de um campo de trabalho forçado na Alemanha, onde ficou por dois anos, decide sair da Europa e viaja para o Brasil, incentivado pelo pintor Candido Portinari.

1951

Jacques vai a Recife, em Pernambuco, e conhece Mestre Vitalino e outros artistas de Caruaru. O ex-aluno de Belas Artes impressiona-se com pequenos bonecos de barro, que contam a vida do homem do sertão pernambucano. Inicia sua coleção.

1974

Compra um sítio no então longínquo bairro do Recreio, na zona rural do Rio de Janeiro. Com apoio de sua esposa, a tradutora e intérprete Edith Barragath, dá início às primeiras reformas do espaço, pensando inicialmente em usá-lo apenas para abrigar o acervo.

1976

Realiza no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro a maior e mais completa exposição de arte popular brasileira. Foi um grande sucesso de público, com mais de 5.000 pessoas por final de semana.

1986

Após sucessivas reformas e ampliações, Jacques Van de Beuque finaliza a exposição permanente da Casa do Pontal. Reunindo um acervo de 3.500 obras em Exposição Permanente e 4.500 em Reserva Técnica.

1991

Parte do acervo é tombado como uma referência cultural da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, por iniciativa de seu filho, o matemático e filósofo Guy Van de Beuque,que assume a instituição de 1995 a 2004, ano de seu falecimento.