No passin com o Alissin – 26 de agosto, 16h
Dançarino profissional especializado em passinho, Alissin volta ao Museu para ensinar os fundamentos da dança criada nos bailes funk do Rio. Cria da Vila Kennedy, o artista já trabalhou com diversos MCs e hoje integra a Clarin Cia de Dança em São Paulo.
Oficina de bonecos de pano em contos populares – 20 de agosto
A costureira, bordadeira e educadora popular Martha Loureiro narra a lenda do boto cor-de-rosa e convida os participantes da oficina a criarem personagens de pano inspirados em contos populares.
Piquenique Musical com Luis Carlinhos – 19 de agosto
Música, brincadeira e piquenique! Luis Carlinhos, ex vocalista da banda de reggae Dread Lion, ocupa novamente os jardins com o seu projeto musical para as famílias. Além do show, que conta com um momento aberto à participação das crianças, acontecem atividades de recreação.
Oficina de cordel – 13 de agosto, 16h
Dalinha Catunda, poetisa cearense radicada no Rio de Janeiro, tem mais de uma centena de cordéis publicados, alguns deles com temática infantil. Nesta oficina ela vai ler cordéis, conversar sobre as regras desse tipo de literatura e ao final coordenar a criação de um cordel coletivo com os participantes.
Aiowè, pássaro infinito – 12 de agosto, 16h
Aiowè é o último canto do último pássaro na Terra. É a passagem e o encontro entre os tempos, a partir das memórias de dois amigos, que se entrecruzam com o pássaro. O espetáculo criado por alunos do curso de artes cênicas da UNIRIO aborda a sobrevivência da humanidade, a partir dos fundamentos das performances afro e indígenas
Oficina de Mineiro Pau – 06 de agosto, 16h
O Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena, formado por crianças e adolescentes de Santa Cruz e comandado pelo Mestre André Luiz, convida o público do Museu do Pontal a conhecer e se apaixonar pelo Mineiro Pau, dança afro-brasileira ancestral.
Memórias e mistérios – 05 de agosto, 16h
Juliana Correia narra duas histórias: em "O Curió de Quelé", singela homenagem a Clementina de Jesus, uma menina à procura de seu pássaro desaparecido vai parar em um quilombo encantado; em "Futebol e assombração", ambientada nos anos 1950, um grupo de crianças precisa recuperar uma bola que caiu no quintal de uma vizinha muito ranzinza
Uma lenda do Pau Brasil e outros cordéis – 30 de julho, 16h
Sessão de contação e criação de histórias em cordel, ministrada pelo educador Edmilson Santini. Na história, tudo começa quando o Tatu, bicho de grande importância para a Aldeia Xinguassu, cai nas mãos de Homem Branco, que de se propõe a devolvê-lo à Aldeia, desde que possa se casar com a Índia mais bonita do lugar.
Trio Vocal de Percussão Corporal – 29 de julho, 16h
Diogo Tapler, Nayana Torres e Sanlai Fernandes levam ao palco uma fusão cativante de percussão corporal e voz, em um espetáculo musical e interativo. No show, o trio passeia por estilos como maracatu, baião, jongo e coco, enaltecendo a riqueza da cultura musical brasileira.
Laboratório de animação – 29 de julho, 10h
Matheus Marins ensina animação incentivando a expressão criativa, apresentando etapas da produção de uma história em stop motion. A animação é feita em grupos, com elementos disponibilizados pelo facilitador, para mostrar a versatilidade da técnica.











