Musical: O Planeta agradece – 24 de março, 16h

Espetáculo multilinguagens que aborda temas relacionados à consciência ambiental, sustentabilidade e reciclagem de forma lúdica, criativa e pedagógica. Em cena, a atriz Amarilis Vitale transita entre a música, a dança, o teatro e as artes plásticas para contar a história da personagem Tekne, uma menina de outro planeta que compartilha com o público os interessantes costumes do seu lar.


Saiba Mais

Teatro: Dando Ouvidos  – 23 de março, 16h

Neste espetáculo-brinquedo, a atriz Maria Angélica Gomes, integrante da companhia circense Teatro de Anônimo, convida as crianças a serem sementes. Através de jogos interativos e objetos, temas como ciclo da vida, biodiversidade e o sonhar, vão sendo trazidos e elaborados com o público. Uma dramaturgia viva que se constrói coletivamente, como as relações na natureza.


Saiba Mais

Afoxé: a fala que faz – 17 de março, 16h 

Nesta oficina indicada para todas as idades, Eliete Miranda, atriz, bailarina afro e psicomotricista, apresenta a beleza do afoxé, seus cantos, falas e movimentos corporais. A atividade começa com uma roda de conversa, segue com uma parte prática em que os participantes irão aprender passos e gestuais, e termina num grande cortejo musical.


Saiba Mais

Cortejinho Por um dia e o ijexá – 16 de março, 16h 

Criado em 2019, no Morro da Providência, o projeto Cortejinho oferece oficinas de educação musical percussiva e história dos ritmos afro-brasileiros para crianças da comunidade. Nesta oficina sobre o ijexá, o "Cortejinho por um dia" utilizará brincadeiras para estimular a percepção sonora dos participantes, apresentando os instrumentos e a história sobre origem do ritmo afro-brasileiro.


Saiba Mais

Dança da Mangaba – 16 de março, 10h 

João Teles da Silv convida a uma imersão na história da dança da mangaba, manifestação tradicional no interior do Maranhão, mas que quase desapareceu. Na oficina, o público irá apreender sobre as origens da dança, os batuques, cantigas, movimentos e trejeitos maranhenses e, ao final, participar do Baile da Mangaba.


Saiba Mais

Festival Ilumina Zona Oeste no Museu do Pontal – 2 e 3 de março

Em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro, o museu recebe a 7ª edição do Festival Ilumina Zona Oeste. Na programação, apresentação de teatro de bonecos, palhaços, jongo, cortejo de maracatu, e uma roda de conversa sobre a Zona Oeste e seu potencial criativo


Saiba Mais

Contação de histórias: Um passarinho me contou… – 25 de fevereiro, 16h 

A narradora Camila Costa apresenta ao público um pouco da riqueza do imaginário brasileiro através da narração dos contos “A lenda do beija-flor” e “A festa no céu”. As histórias chegam através de brincadeira com nome de pássaros, cantigas populares e apitos que reproduzem os cantos das aves.


Saiba Mais

Ritmos e contos – 24 de fevereiro, 16h 

Juliane Gamboa e Eliza Morenno propõem uma vivência poética, com muita brincadeira, histórias e música, para celebrar grandes compositoras e intérpretes de samba, como Clementina de Jesus, Jovelina Peróla Negra, Dona Ivone Lara e Leci Brandão. Classificação livre.


Saiba Mais

Carnaval no Museu do Pontal tem bailinhos, brincadeiras e oficinas – 3 a 18 de fevereiro

Pode preparar a fantasia! O Carnaval no Museu do Pontal vai promover oito bailes para o público infantil. Este ano, a programação carnavalesca será totalmente dedicada à diversão dos pequenos foliões. Até os bebês vão cair na folia!


Saiba Mais

Férias no Museu do Pontal convida Cinema de Fachada – 20 e 21 de janeiro, 14h

Duas animações brasileiras para o público infantil serão exibidas nesta edição: "Meu AmigãoZão - o filme", de Andres Lieban, e "Perlimps", de Alê Abreu. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na recepção do museu, 45 minutos antes de cada sessão


Saiba Mais