Encontro dançante com Dudu Garcia – 2 de novembro, 16h
Uma tarde de brincadeiras dançantes e ensinamento de danças da cultura popular brasileira, especialmente o jongo. A atividade é coordenada por Dudu Garcia, artista do movimento, pesquisador do folclore e brincante da cultura popular brasileira.
Contos Africanos – 1º de novembro, 16h
A contadora de histórias Paulinha Cavalcanti abre a programação de novembro com uma sessão inspirada em tradições orais do continente africano, com muitas histórias, música e encantamento.
Maratona circense para comemorar o Dia da Criança: confira a programação de 11 e 12 de outubro
No segundo fim de semana da programação A Magia do Circo no Museu do Pontal, mais de 15 atrações vão movimentar o picadeiro e a praça-jardim.
Picnic Musical com Luís Carlinhos – 28 de setembro, 16h
Clássicos da MPB, músicas autorais e do projeto infantil de Luís Carlinhos, Macatchula, são a trilha sonora deste evento, que convida os visitantes a ocuparem a área externa do Museu em um grande piquenique musical.
Gira Ujima de Contação de Histórias: Salve os Ibejis! – 27 de setembro, 16h
O Grupo Ujima, representado pelas contadoras Gabriela Sousa e Karen Lamego, convida o público a (re)conhecer os valores civilizatórios afro-brasileiros por meio da tradicional celebração de Cosme e Damião e seu diálogo com a cultura iorubá, celebrando os orixás gêmeos Ibejis.
Encontro dançante com Dudu Garcia – 27 de setembro, 11h30
Uma manhã de brincadeiras dançantes e ensinamento de danças da cultura popular brasileira, especialmente a ciranda de Tarituba. A atividade faz parte das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro) e é coordenada por Dudu Garcia, artista do movimento, pesquisador do folclore e brincante da cultura popular brasileira.
A Magia do Circo no Museu do Pontal 2025
Para comemorar o mês das crianças e os quatro anos da nova sede na Barra, museu terá espetáculos e oficinas circenses durante os fins de semana de outubro
Céu de Pipas no Museu do Pontal – 20 e 21 de setembro
Para celebrar a chegada da Primavera, o bicampeão mundial de pipas artísticas, Max Cardoso, coordena oficinas de cataventos (sábado) e de pipas (domingo) e expõe no jardim do museu a sua divertida coleção de cataventos
Oficina de xilogravura – 14 de setembro, 16h
A artista visual Juliana Pitta vai falar sobre a xilogravura, da relação com as primeiras reproduções artísticas ao uso na literatura de cordel. De Hokusai a J. Borges e Ciro Fernandes, serão apresentados exemplos de diferentes estilos. Na parte prática da oficina, os participantes poderão criar suas próprias peças.
Caseado de Histórias – 13 de setembro, 16h
O grupo Tapetes Contadores de Histórias atua há 27 anos, encantando com seus contos e tapetes bordados. Esta sessão contará com três narrativas brasileiras. O grupo montou uma cenografia inspirada em viagens por Ceará e Pernambuco, onde mergulharam nas célebres obras dos mestres Espedito Celeiro e J. Borges.










