Oficina: Danças biomáticas – 29 de junho, 16h
O dançarino e biólogo Luan Gustavo apresenta esta oficina de dança, que busca, a partir de práticas corporais e performáticas, pensar sobre ciclos naturais, saberes ancestrais e manifestações culturais de cada bioma brasileiro.
Oficina: Mini selva caseira – 28 de junho, 16h
O gestor e educador ambiental Renan Braga vai ensinar conceitos básicos de paisagismo e jardinagem, para que o público possa criar uma pequena floresta em casa. Na programação, assuntos como a diferença entre plantas rasteiras e arbustivas, as necessidades básicas de cada espécie e dicas importantes para manter as plantas felizes.
Oficina de criação de geringonças com garrafas PET – 22 de junho, 16h
O museólogo do Museu do Pontal e artesão Sérgio dos Santos vai falar sobre as “geringonças” de Adalton Lopes, como são chamadas as obras cinéticas feitas pelo artista com material reaproveitado.
Oficina: Repensando o Lixo Tecnológico – 21 de junho, 16h
Nesta oficina prática, o artista visual Camilo Moreira vai ensinar o público a criar objetos e esculturas a partir de peças tecnológicas descartadas, como partes de celulares e computadores.
Oficina de construção de instrumentos musicais com recicláveis – 15 de junho, 16h
O Ponto de Cultura Lata Doida desenvolve instrumentos musicais e esculturas sonoras a partir do reaproveitamento de materiais e objetos inusitados. Nesta oficina, o público vai fazer uma imersão no mundo da lutheria criativa e sustentável e aprender a fazer música com instrumentos criados a partir de materiais descartados.
Oficina de construção de brinquedos com sucata – 14 de junho, 16h
Há décadas o artista Getúlio Damado transforma lixo em arte no coração de Santa Teresa, onde é conhecido, principalmente, pelas réplicas do bondinho. Nesta oficina, ele apresenta ao público seu trabalho de reciclagem e estimula que os participantes produzam esculturas com tampinhas, potes de plástico e outros materiais descartados.
Teatro: Recontando a Minha História Preta – 1º de junho, 16h
O que você faria se a sua história fosse apagada? Essa pergunta move o espetáculo Recontando a Minha História Preta, em que heróis como Tereza de Benguela, Luisa Mahin e Luís Gama são reverenciados e interpretados por crianças e adolescentes de Santa Cruz
Oficina de histórias em quadrinhos – 31 de maio, 16h
O escritor e artista visual Gabriel “Billy” Castilho, nascido e criado em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, coordena esta oficina de histórias em quadrinhos, estimulando que os participantes utilizem elementos de sua vizinhança como inspiração.
Oficina Brinquedos que conectam – 25 de maio, 16h
O artista plástico Fernando Ferreira apresenta para os pequenos brinquedos populares, como pé de lata e vai-e-vem, e ensina aos participantes a montar e pintar um carrinho de madeira totalmente feito com material reciclado.
Oficina de Capoeira Angola – 24 de maio, 16h
Mestre Feinho e Ana Carolina, da Casa do Saber Popular, contam a história da Capoeira. O público vai experimentar os ritmos, cantos e gestualidade da Capoeira Angola. Ao final, acontece uma roda com os envolvidos, para que sintam a força da cultura popular afro-brasileira.