Contação de histórias: Entre as águas do ventre do mundo – 26 de março
A educadora e contadora de histórias Juliana Correia narra histórias das tradições orais Ashanti e Yoruba que aproximam o Brasil do continente africano. A partir de 5 anos.
Mangará: Autocuidado com colheita e mão na massa – 25 de março
Natália Barcelos, caiçara da Costa Verde e educadora socioambiental do Instituto Moleque Mateiro, conversa sobre os benefícios de cosméticos naturais utilizando como exemplo espécies encontradas na horta do museu.
Contação de histórias: A Catirina na lenda do bumba meu boi – 25 de março
A arte-educadora Lena Farias conta uma versão da lenda do bumba meu boi que dá destaque à personagem Catirina, e vai entremeando a história com exercícios teatrais e brincadeiras interativas.
Oficina O rodar das saias – 19 de março
Especializada em danças afro e preparação corporal, Eliete Miranda propõe um encontro com a história oral e contemporânea desenvolvendo habilidades da linguagem da dança a partir da roda.
Cantos ancestrais, jongos e maracatus – 18 de março
O Museu do Pontal recebe Cláudia Mattos, cantora, compositora e vocalista do Grupo Musical Pastoras do Aquilah, para uma oficina que pretende evocar a força ancestral que habita em nós, por meio do canto coletivo de jongos e maracatus autorais do Quilombo Aquilah.
Mulheres compositoras, ritmos e cantorias – 18 de março
Em homenagem ao mês da mulher, a oficina irá apresentar mulheres compositoras da nossa música popular brasileira, convidando o público a participar de atividades envolvendo corpo, ritmo e canto.
Oficina de acessórios afro – 12 de março
A historiadora e artesã Marcelle Simplício ensina a fazer acessórios com estética afro aproveitando materiais descartados no dia-a-dia. A atividade visa estimular a reciclagem, a autonomia financeira, o auto-cuidado, práticas terapêuticas e o trabalho coletivo.
Samba com Ingrid Schiavo – 11 de março
Nascida e criada em Cosmos, na Zona Oeste do Rio, Ingrid Schiavo comanda uma roda de samba formada apenas por mulheres. No repertório, músicas de Dova Ivone Lara, Alcione, Leci Brandão e outras artistas.
Cantigas do universo feminino – 11 de março
A cantora, compositora e arte-educadora Adriana Passos coordena uma oficina de exaltação e comemoração da musicalidade feminina através de cantigas de ninar e de brinquedos cantados.
Oficina de maracatu – 5 de março
A pernambucana Tenily Guian, Yabá no Ylê Axé Oxum Deym, comanda a oficina de maracatu que contará também com integrantes do grupo Baque Mulher.