Aquela tão esperada época do ano está chegando: férias! Neste julho, o Museu do Pontal programou uma série de atividades para fazer do recesso escolar um momento lúdico e divertido para os pequenos. A partir do dia 15 até o dia 30, oficinas de arte e educação ambiental, recreação e contação de histórias estarão na programação da casa da arte popular brasileira. Prepare-se, porque as atividades acontecerão de quinta a domingo. E, claro, é tudo gratuito!
Férias no Museu do Pontal: arte, brincadeira e natureza
15/07 – Sábado
10h – Oficina de Catavento. Max Cardoso, bicampeão mundial de pipas artísticas, é um especialista na arte de criar brinquedos que ganham vida com a ação do vento. Ele vai ensinar os pequenos a construir e brincar com seus próprios cataventos. Livre.
15h30 – Piquenique Musical com Luis Carlinhos e convidados . Os jardins do Museu do Pontal vão receber o show infantil de Luis Carlinhos, ex vocalista da banda de reggae Dread Lion. No repertório, Luis Carlinhos canta, além das suas músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”. Além do show, acontecem atividades de recreação para as crianças. Programa para toda a família! Livre.
16/7 – Domingo
10h – Bebês no Museu do Pontal. Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
16h – Galo cantou e o sol despontou – Sessão de contação de histórias com o grupo Tapetes Contadores de Histórias. Nesta edição, a natureza e suas belezas ditarão o ritmo da contação. São quatro contos de origens diversas que levam para mundos imaginados. Especialmente voltado para crianças pequenas, o grupo conta histórias com seus belos tapetes costurados, cheios de detalhes e bonecos de pano que entram e saem de bolsos. Os contos são entremeados com canções do imaginário popular. Livre.
20 de julho – Quinta-feira
10h – Caça ao tesouro e oficinas de biojóias e argila. Sob a coordenação dos educadores do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, a crianças vão explorar os jardins do Museu em uma caça ao tesouro. Em seguida, vão colocar a mão na massa com as oficinas de biojóias e argila. Para finalizar em alto astral, se o tempo estiver bom, tem banho de mangueira. Livre.
16h – Oficina de paraquedas. Os arte-educadores do Museu vão ensinar as crianças a confeccionar um mini paraquedas utilizando sacola plástica, linha e palitos de dente. A brincadeira é inspirada no livro Giramundo, de Renata Meirelles. Após a oficina, os arte-educadores comandarão brincadeiras como pique bandeira, queimado e futebol. Livre.
21 de julho – Sexta-feira
10h – Oficinas de tintas naturais e de impressão botânica. A dobradinha de atividades do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental começa com a oficina de tintas e elementos naturais. Em seguida os participantes vão sair em uma uma exploração no jardim para buscar plantas para a oficina de impressão botânica. No final, brincadeiras de roda, com corda, elástico entre outras. Livre.
16h – Oficina de cinco-marias. Os arte-educadores do Museu vão ensinar as crianças a jogar cinco-marias ou jogo das pedrinhas. A brincadeira é inspirada no livro Giramundo, de Renata Meirelles. Após a oficina, os arte-educadores comandarão brincadeiras como pique bandeira, queimado e futebol. Livre.
22/07 – Sábado
10h – Imprimindo Marcas. Oficina de isogravura (gravura feita com bandejas de isopor), técnica semelhante à xilogravura, porém feita com placas de isopor. A partir do aprendizado da técnica, os participantes vão construir narrativas, com imagens e/ou textos. A oficina será ministrada pelo artista visual Marcelo Oliveira.
16h – Solos de Histórias. Contação de histórias com o grupo carioca Cia do Solo. Nesta edição serão contadas três histórias do livro Solo de Histórias – contos daqui, dali e de toda parte, uma releitura de contos tradicionais brasileiros, orientais, africanos e europeus. Livre.
23/07 – Domingo
10h – Bebês no Museu do Pontal. Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
16h – Show As Carambolas. O repertório mescla canções autorais ao cancioneiro popular brasileiro. Guiadas por rabeca, violão, violino, ukulele, flauta, voz, pandeiro e outros sons e embaladas por baiões, xotes e cantigas populares, as crianças despertam para a força da nossa cultura. O grupo As Carambolas nasceu em 2018 no Rio de Janeiro a partir de uma ideia da Bebel Nicioli, multi-instrumentista e educadora musical, em parceria com Mariana Jascalevich, cantora, compositora, atriz e artista circense, e Renata Neves, violinista, compositora e rabequeira.
27/07 – Quinta-feira
10h – Oficinas de educação ambiental. Em parceria com o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, o Museu oferece uma seleção de oficinas educativas e para lá de divertidas, nas manhãs de quinta e sexta! Todas com a marca da conscientização ambiental.
16h – Oficina de currupio. Currupio é um brinquedo popular descrito no livro Giramundo, de Renata Meirelles. Nesta atividade, os arte-educadores do Museu vão ajudar as crianças a fazer o seu próprio brinquedo utilizando tampinhas de garrafa pet e elásticos. Livre.
28/07 – Sexta-feira
10h – Oficinas de educação ambiental. Em parceria com o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, o Museu oferece uma seleção de oficinas educativas e para lá de divertidas, nas manhãs de quinta e sexta! Todas com a marca da conscientização ambiental.
16h – Oficina de peteca. Brincadeira de origem indígena, a peteca é a estrela da oficina comandada pelos arte-educadores do Museu. O livro Giramundo, Renata Meirelles. Livre.
29/07 – Sábado
10h – Laboratório de animação. A oficina, ministrada por Matheus Marins, ensina animação incentivando a expressão criativa, apresentando etapas da produção de uma história em stop motion. A animação é feita em grupos, com elementos disponibilizados pelo facilitador, para mostrar a versatilidade da técnica. Pode ser produzida com o celular pessoal do participante, através de um aplicativo, ou com o aparelho da oficina. A partir de 4 anos.
16h – Trio Vocal de Percussão Corporal. Diogo Tapler, Nayana Torres e Sanlai Fernandes levam ao palco uma fusão cativante de percussão corporal e voz. Livre.
30/07 – Domingo
10h – Bebês no Museu do Pontal. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.
Uma lenda do Pau Brasil e outros cordéis. Oficina de contação e criação de histórias em Cordel, ministrada pelo educador Edmilson Santini. Na história, tudo começa quando o Tatu, bicho de grande importância para a Aldeia Xinguassu, cai nas mãos de Homem Branco, que de se propõe a devolvê-lo à Aldeia, desde que possa se casar com a Índia mais bonita do lugar.
Atividades fixas:
Visita Musicada – Sábados e domingos, 11h e 15h.
Baú de brinquedos populares – Sábados e domingos, 12h e 17h.
Reserva antecipada de ingressos no Sympla.
Conteúdo Relacionado
Histórias que Vieram Primeiro: Contação de Histórias com Kika Farias – 29 de setembro, 16h
Neste domingo, dia 29, a artista Kika Farias apresenta “Histórias que vieram…
Capoeira Angola com – 28 de setembro, 16h
Em parceria com a Casa do Saber Popular, o Museu do Pontal oferece neste…
Teatro: Maria Minhoca – 22 de setembro, 16h
Peça infantil com a companhia Liga Extraordinária Teatral, criada em 2012 pelo…