Em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro, o Museu do Pontal recebe, nos dias 2 e 3 de março, a 7ª edição do Festival Ilumina Zona Oeste. O público vai poder conhecer uma seleção de talentosos artistas populares e pensadores da região. Na programação, apresentação de teatro de Bonecos, palhaços, jongo, cortejo de maracatu e show de forró. As atrações, gratuitas, são diversificadas e para todas as idades!

O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro. As atrações começam às 10h e seguem até às 16h. Para pensar a cena cultural da região, a roda de conversa Do Sertão Carioca à Zona Oeste: um Rio de histórias pra contar, que acontece no sábado (dia 2), às 16h, reúne a agitadora cultural Andressa Lobo, o jornalista e escritor André Luís Mansur e o gestor cultural Marcus Faustini.

Confira a programação.

2 de março

10h – Palhaçaria 123. Diretamente de Itaguaí, a primeira trupe de palhaças da Costa Verde explora, com muito humor, assuntos como ancestralidade e lugar das mulheres na sociedade.

11h – Teatro de Bonecos – Cia Papo no Brejo. O Papo no Brejo chega de Mangaratiba para falar sobre a importância de preservar a água potável, rios e nascentes. A peça gira em torno de um casal de sapos que deseja sair de um brejo poluído, ressaltando, de maneira lúdica, a relevância dos anfíbios na proteção e conservação dos recursos hídricos.

12h – Sexteto Nova Sinfonia da Agência do Bem. Grupo formado pelos alunos da Orquestra e Coro Nova Sinfonia. O grupo orquestral da Agência do Bem já se apresentou em lugares como o Teatro L’Olympia Hall, em Paris; no Copacabana Palace; no Cristo Redentor e em muitos outros.

15h – Jongo com a Cia Banto. A Cia Banto é um grupo de pesquisa das diversas manifestações populares, cujo objetivo é pesquisar, preservar, divulgar e valorizar a cultura preta, com shows e oficinas de diversas manifestações, principalmente do Jongo e Samba de Roda.

16h – Roda de conversa Do Sertão Carioca à Zona Oeste: um Rio de histórias pra contar. Em homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro, a roda de conversa propõe um olhar para a Zona Oeste. Os convidados são a jornalista Andressa Lobo, idealizadora do movimento Descubra Santa Cruz; o jornalista e escritor André Luís Mansur, autor do livro “O Velho Oeste Carioca”, que resgata a história da Zona Oeste, e o gestor cultural Marcus Faustini, nascido e criado em Santa Cruz.

17h – Roda de samba com as Pastoras do Aquillah. Roda de samba comandada pelo grupo feminino formado no Quilombo Aquilah, em Jacarepaguá, que em 2014 conquistou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Fluminense.

3 de março

11h – Cortejo de Maracatu – Baque de Seda. O Grupo de Maracatu Baque da Seda vem de Seropédica e atua há 10 anos na UFRRJ com formação na cultura popular do Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação.

12h – Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena. O grupo de dança Mineiro Pau Valdemar Madalena é formado por crianças e adolescentes moradores da Comunidade do Mineiro Pau. Formado em 2017 pela @OSFRJ, o grupo busca manter a tradição da dança trazida por Valdemar Madalena, que chegou a Santa Cruz no século XX.

15h – Cordel: Os Donos da Terra. O espetáculo teatral mergulha no universo da cultura indígena por meio de quatro divertidas e emocionantes histórias contadas através da literatura de cordel. A peça promete envolver os espectadores através da riqueza cultural do nosso país, desfrutando de uma experiência inesquecível para todas as idades.

16h – Show de Forró com Pimenta do Reino. Com composições próprias de baião, xote, xaxado e forró, o Pimenta do Reino utiliza diversos instrumentos, como sanfona, zabumba, triângulo violão, baixo, flauta e percussão, para criar músicas dançantes com muita personalidade.