No mês em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas, o Museu do Pontal realiza nos dias 13 e 14 de abril a segunda edição do festival que celebra a força, a sabedoria e a beleza dos povos originários. Com curadoria dos educadores Pacari Pataxó e Carmel Puri, o evento é um convite para crianças e adultos conhecerem e valorizarem as culturas indígenas que há séculos resistem em nosso País e tanto têm a nos ensinar sobre a relação com a natureza e o meio ambiente. 

Nos dois dias de festival o público poderá participar de oficinas e rituais, ouvir histórias, música e assistir a filmes feitos por indígenas de diversas regiões do País. A entrada é gratuita e livre para todas as idades.

O festival também marca a abertura da exposição Carmézia Emiliano e a vida macuxi na floresta, individual da artista roraimense que retrata em sua obra costumes e saberes de seu povo. A mostra reúne 22 pinturas e tem curadoria dos diretores do museu, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque. 

13 de abril

10h – Oficina educativa: Pintura corporal com Pacari Pataxó 

11h – Contação de Histórias Puri com Dauá Puri 

11h – Visita musicada

12h – Baú de brinquedos populares 

12h30 – Cinema de Fachada especial Festival das Culturas Indígenas

 15h – Oficina educativa: A importância das sementes na sustentabilidade urbana, na alimentação tradicional e na cura ancestral com Twry Pataxó 

15h – Visita musicada 

16h – Apresentação do Coral Guarani Tenonderã, de Bracuí/RJ 

17h – Conversa com Carmézia Emiliano

14 de abril

10h – Bebês no Museu do Pontal convida Mel Xakriabá 

11h – Vivência de pintura e desenho com Carmézia Emiliano

11h – Visita musicada 

12h – Baú de brinquedos populares

12h30 – Cinema de Fachada especial Festival das Culturas Indígenas

15h – Oficina Educativa: Colar do Guardião de Sementes com Carmel Puri 

15h – Visita musicada 

15h45 – Demonstração do ritual Nhemõkarai com o xeramoi (liderança espiritual) Augustinho da Silva Karai Tataendy Oka, da aldeia Araponga (Paraty/RJ) 

16h15 – Coral Kaa.guy Oy, da Aldeia Araponga, Paraty/RJ 

17h – Palestra com o cacique Carlos Doethyró Tukano 

 

ENTRADA GRATUITA

A programação do festival é gratuita e indicada para todas as idades. Basta retirar os ingressos na recepção do museu, com 45 minutos de antecedência.

As vagas são limitadas devido à lotação do espaço. Chegue cedo para aproveitar bastante!

 

COMO CHEGAR

Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico (saída A- Lagoa) e do estacionamento do Alvorada. Basta chegar a um desses pontos e procurar pelo nosso orientador de público. Saídas a cada 20 minutos, a partir das 9h30 até 16h30 no sábado e 16h no domingo. As vans estarão disponíveis para retorno até o final das atividades, às 19h.