Esta semana a programação de férias tem música popular, oficinas criativas, contação de histórias e muita alegria!
A quinta-feira (15/01) começa com o coletivo Mangue e Tal fazendo um passeio pela horta, oficinas de fantoches e de bomba de sementes com argila. Ao final das atividades tem o já tradicional banho de mangueira e tobogã. À tarde, o artista circense Patrick Nogueira ensina técnicas de malabarismo (16h).
Na sexta-feira (16/01) os arte-educadores coordenam oficina de dobraduras em papel (10h) e à tarde o convidado especial Francisco Gomide, da Carroça de Mamulengos, ensina a fazer o brinquedo popular roi-roi (16h). A diversão continua no sábado com a oficina de catavento com Max Cardoso (10h) e o espetáculo Caseado de Histórias, com os Tapetes Contadores (16h). O domingo será musical com a apresentação de Bethi Albano e o Quintal Mágico no jardim, das 16h às 18h!
Todas as atividades são gratuitas e estão sujeitas a lotação. Os ingressos devem ser retirados na recepção do museu, 45 minutos antes do início da atividade.
Quinta-feira, 15 de janeiro
10h: Passeio na horta + oficina de fantoches + oficina de bomba de semente com argila com o coletivo Mangue e Tal. Depois das atividades tem banho de mangueira e tobogã.
16h: Oficina de malabarismo. O artista Patrick Nogueira promove esta oficina de malabarismos com bastões. Serão três sessões de 30 minutos cada.
Sexta-feira, 16 de janeiro
10h: Oficina de dobraduras para cantar e brincar. As crianças vão aprender a fazer as tradicionais dobraduras com papel a partir de brincadeiras e cantigas populares. Atividade coordenada pelos arte-educadores do museu, seguida de banho de mangueira no jardim.
16h – Oficina de roi-roi – Carroça de Mamulengos. Francisco Gomide, da tradicional companhia de teatro, ensina a fazer o brinquedo popular roi-roi.
Sábado, 17 de janeiro
10h: Oficina de catavento. Os participantes aprenderão, com o pipeiro Max da Fonseca Cardoso, a confeccionar um catavento com material reaproveitado.
16h: Caseado de histórias. O grupo Tapetes Contadores de Histórias apresenta três narrativas brasileiríssimas: O príncipe das palmas verdes, Gabi de bigode e A casa do Tatu. A sessão, com Daniella D’Andrea e Warley Goulart, terá 45 minutos de duração.
Domingo, 18 de janeiro
16h – Bethi Albano e O Quintal Mágico. Projeto interativo que reúne música popular, danças, folguedos e brinquedos cantados. Com Bethi Albano, cantora e compositora; Dudu Godoi, cantor e multi-instrumentista; Lars Hokerberg,compositor e sanfoneiro, e Maria Clara, cantora.
E AINDA
Bebês no Museu do Pontal – Aos domingos, às 10h e às 11h. Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular. Para bebês de 6 meses a 3 anos. Ingressos distribuídos 45 minutos antes das sessões. Sujeito a lotação.
Visita Musicada – Durante a programação de férias (8 a 25 de janeiro), as visitas acontecerão de quinta a domingo, às 11h e 15h
Baú de brinquedos populares – Durante a programação de férias (8 a 25 de janeiro) haverá sessões do baú de quinta a domingo, às 10h30 e 17h.
O Museu do Pontal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem a Shell como patrocinador master, o Instituto Cultural Vale como patrocinador estratégico e, como patronos, Repsol Sinopec Brasil e Itaú, além da Prefeitura do Rio.
Conteúdo Relacionado
Festival Amazônico no Museu do Pontal
Sticky
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e…
Férias no Museu do Pontal: atividades começam nesta quinta, 8 de janeiro
Programação gratuita de shows, espetáculos circenses, oficinas e brincadeiras…
Em cartaz: conheça as três novas e imperdíveis exposições do Museu do Pontal
O Museu do Pontal está de cara nova! No dia 8 de novembro, três mostras foram…
A Magia do Circo no Museu do Pontal 2025
Para comemorar o mês das crianças e os quatro anos da nova sede na Barra, museu…





