Junho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5). Com o objetivo principal de chamar a atenção da população sobre os problemas ambientais e a importância de se preservar os recursos naturais, o Museu do Pontal idealizou uma programação cultural com oficinas voltadas para a criação e a conscientização, de forma lúdica e divertida. No Junho Verde, destaque para a oficina de brinquedos de sucata comandada pelo artista Getúlio Damado, famoso por construir réplicas em madeira dos bondinhos de Santa Teresa, no dia 4, às 16h, e as oficinas de educação ambiental coordenadas pelo Instituto Moleque Mateiro, nos dias 8 e 9, às 10h e 16h. A partir de junho, a programação fixa dedicada aos bebês no Museu do Pontal acontecerá ao domingos, às 10h. Toda a programação é gratuita.

A nova sede do Museu do Pontal, inaugurada em outubro de 2021 e pensada para funcionar como um museu-praça, já tem a preocupação ambiental em sua concepção. A instituição é a primeira do país  totalmente sustentável, produzindo toda a energia que consome. Por conta disso, sua programação de atividades procura estimular novas leituras para uma melhor compreensão da relação entre sociedade e meio ambiente, suas necessidades, seus impactos e suas funções.

Em junho de 2023, com apoio da Repsol Sinopec Brasil, empresa que patrocina o Museu do Pontal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a programação gratuita oferecida aos finais de semana terá como tema a sustentabilidade.

Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h

Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular brasileira. Em junho serão utilizados instrumentos musicais e objetos feitos de material reciclado. Para crianças de até 3 anos acompanhadas dos responsáveis.

Oficina de brinquedos populares – dia 4, às 16h

Conhecido pelas réplicas do bondinho de Santa Teresa, bairro onde vive e exibe sua arte, o mineiro Getúlio Damado compartilha seus saberes ensinando os participantes da oficina a fazer brinquedos utilizando diversos tipos de sucata. Classificação: 5 anos.

Caça ao Tesouro – 08 de junho, 10h

Caça ao tesouro com exploração e reconhecimento da área externa e jardins do Museu do Pontal. O tesouro é uma oficina surpresa. Atividade coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Livre.

Exploração sensorial na horta – 08 de junho, 16h

Exploração sensorial da horta com atividades de manejo, colheita e plantio com os participantes, além de compartilhamento de técnicas de cultivo e usos das plantas. Atividade coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Livre.

Exploração de sedimentos – 09 de junho, 10h

Exploração dos sedimentos com oficina de artes com argila para finalizar o encontro. Atividade coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Livre.

Pigmentos naturais – 09 de junho, 16h

Pintura com pigmentos naturais, a partir de diferentes pigmentos de origem orgânica a atividade propõe momentos de exploração das artes plásticas pelos participantes. Atividade coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental. Livre.

Repensando o lixo tecnológico – dia 10, às 16h

Promover uma reflexão sobre o conceito de descartável a partir de insumos tecnológicos como peças de computador e de celular. Com este objetivo, o artista Camilo Moreira vai ensinar os participantes da oficina a transformar sucata em arte. A partir de 7 anos.

Yoga com histórias – dia 11, às 16h

Era uma vez uma semente… Era uma vez um monte de sementes… Era uma vez uma semente em milhares… Para narrar a história da Semente Sapeca, a atriz e contadora de histórias Kika Farias recorre a posturas de yoga e técnicas de respiração. Livre.

Oficina de bonecos de fio de cobre – dia 17, às 16h

Nascido e criado na Vila Aliança, favela da Zona Oeste do Rio, ainda criança Juan Pablo demonstrou habilidade para modelar figuras humanas utilizando papel, tampinhas de plástico e até chiclete. Aos 19 anos, o artista busca na realidade inspiração para criar os bonecos de fio de cobre que os participantes da oficina terão a oportunidade de aprender a fazer. Livre.

Como cultivar uma mini selva – dia 18, às 16h

Nesta oficina, os educadores ambientais e eco jardineiros Renan Braga e Thaynara Fernandes darão dicas para quem sonha ter uma mini selva em casa. Serão abordados cuidados com o solo, iluminação, adubação e irrigação, além de possíveis maneiras de combinar diferentes espécies botânicas. Livre.

Personagens sustentáveis – dia 24, às 16h

Atriz, educadora e artista multilinguagem Érika Monteiro orienta os participantes da oficina a criarem personagens inspirados na arte popular brasileira utilizando materiais como canudos de papelão. Livre.

Oficina de instrumentos musicais alternativos – dia 25, 16h

O músico e educador Marco Arruda apresenta instrumentos musicais alternativos com o propósito de sensibilizar os participantes para a utilização musical de materiais reaproveitados. Jogos musicais e lúdicos de interação sonora também fazem parte da atividade. Livre.