Com mais de 300 produções selecionadas de 44 diferentes países de todos os continentes (Brasil, Estados Unidos, França, Polônia, Japão, África do Sul, Austrália), o Festival Anim!Arte está de volta para a sua 17ª edição no Rio, com exibições gratuitas e oficinas de animação no Museu do Pontal e em outros pontos da cidade.

Neste ano, temos mais de 100 filmes dirigidos exclusivamente por mulheres – um marco na história do festival. Os curtas, de duração máxima de 15 minutos, estão divididos em seis categorias: Culturas do mundo; Filme ambiental; Estudantes Universitários Br; Estudantes Brasileiros Mini; Estudantes Internacionais Maxi e Estudantes Internacionais Mini. Os projetos entregues pelos alunos têm diferentes temas e gêneros, como migração, LGBTQIA+, diferenças culturais, empoderamento feminino, questões alimentares, representatividade negra e indígena, distúrbios psicológicos, entre outros.

Dentre as escolas presentes, a Ringling College of Art and Design (EUA) e a Estonian Academy of Arts (Estônia) são as com mais alunos selecionados, com 22 e 13, respectivamente. No âmbito nacional, os brasileiros escolhidos, em sua maioria, são de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina, de universidades renomadas como Faculdade Méliès, PUC-Rio, UFBA e UFSC.

Nos dias 25 e 26 de novembro, com a finalidade de ensinar animações de stop Motion e construção de bonecos articulados, o Museu do Pontal abrirá suas portas para oficinas gratuitas e mais sessões dos filmes.

Festival Anim!Arte no Museu do Pontal

Dias 25 e 26 de novembro

Oficinas de confecção de bonecos e Stop Motion  –  10h às 12h – Indicado para crianças de 8 a 12 anos. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 9h30, na recepção do museu.

Sessões de cinema – 13h às 19h (sábado) e 13h às 17h (domingo) – Classificação livre (exceto a sessão de de 18h10 do dia 25).