Neste domingo, 25 de agosto, vamos receber o Grupo de Mineiro Pau Valdemar Madalena, formado por crianças e adolescentes moradores da Comunidade do Mineiro Pau, localizada no bairro Santa Cruz, que são atendidos pelo programa sócio-cultural da Obra Social Filhos da Razão e Justiça (OSFRJ).
O grupo começou a ser formado em 2017 a partir dos esforços da OSFRJ para recuperar a prática e a história da dança que dá nome à comunidade, e que chegou em Santa Cruz em meados do século XX com o senhor Valdemar Madalena, nascido em Santo Antônio de Pádua, cidade do noroeste fluminense.
Seu Valdemar aprendeu o Mineiro Pau na sua cidade natal, de forte tradição da dança que nasceu nas senzalas das fazendas coloniais, e a levou para Santa Cruz, onde também realizava rodas de samba, competições de quadrilha e jogos de futebol. Por muitos anos a comunidade esteve imersa nas festividades promovidas por ele, mas, após o seu falecimento, nos anos 90, esse passado de movimentações culturais foi sendo apagado da memória dos moradores.
Em busca da valorização da história da comunidade e da memória de Seu Valdemar, a OSFRJ vem realizando pesquisas sobre suas contribuições para o desenvolvimento da localidade. A dança do Mineiro Pau é um importante instrumento de recuperação da autoestima dos moradores, em especial das crianças e jovens de Santa Cruz que celebram a memória dos seus ancestrais e a beleza da cultura afro-brasileira.
Oficina de Mineiro Pau
Domingo, 25 de agosto
16h às 17h
Classificação livre
Entrada gratuita
Conteúdo Relacionado
Festival Amazônico no Museu do Pontal
Sticky
Evento nos dias 12 e 13 de abril conta com shows gratuitos de Fafá de Belém e…
Festival Panorama: oficina e palestra-performance – 6 de abril, 16h
O Museu do Pontal recebe duas atividades do Festival Panorama 2025 -…
Oficina Mulheres no Graffiti – 5 de abril, 16h
Mergulhe no universo vibrante do graffiti com Natalia Flores, conhecida como…