Reinações: Encontro de Folias de Reis – 10 de dezembro
Quatro grupos de Folia de Reis tradicionais do Rio de Janeiro se encontram no Museu do Pontal neste sábado, 10 de dezembro, a partir das 16h. Estarão presentes as folias Penitentes do Santa Marta; Sagrada Família da Mangueira; Nova Flor do Oriente, de São Gonçalo, e Estrela Guia, do Morro da Formiga.
A Penitentes do Santa Marta participou do Festival O Circo Chegou!, em outubro. Fundada em 1955 na comunidade de Botafogo, Zona Sul do Rio, atualmente tem 30 integrantes e se apresenta sob o comando do Mestre Ronaldo Silva, que atuou como palhaço de folia por 50 anos, e leva as cores azul e branco.
A Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira nasceu no Morro da Mangueira, na Zona Norte da capital, e teve como idealizador Geraldo do Amaral, mineiro de São João de Sapucaia, que esteve à frente do grupo até sua morte, em 1983. Hoje a folia tem 15 integrantes e carrega as tradicionais cores verde e rosa que marcam a comunidade.
A Folia de Reis Nova Flor do Oriente, originária do munícipio de São Gonçalo, foi fundada em 1983 por Mestre Antônio, conhecido como Mestre Fumaça. Com 22 integrantes, carrega as cores verde e branco, mas sempre leva também algum detalhe em vermelho representando a promessa feita por Mestre Fumaça em busca da cura de sua filha doente.
A Folia de Reis Estrela Guia foi fundada em 1986, no Morro da Formiga, comunidade da Zona Norte do Rio. Seu primeiro mestre, Anderson Bedeu, passou a responsabilidade para o atual mestre, Marcelo Bilu, que conduz o grupo formado por 30 integrantes que desfilam pelas ruas da Tijuca e redondezas carregando as cores amarelo e branco da comunidade.
Venha participar do encontro! Entrada gratuita.
Classificação livre.
É possível reservar ingressos para as exposições e atividades com antecedência aqui. Mas se não conseguir, não se preocupe. Sempre reservamos uma cota para retirada na recepção.
O Museu do Pontal funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. Reserve seu ingresso para as exposições e oficinas com antecedência. Caso não consiga, não se preocupe. Sempre reservamos uma cota para distribuição na recepção.