8 e 9 de julho de 2023

Festival terá 23 horas de atrações para crianças e adultos: shows, quadrilha, comidas típicas, cinema e tradições juninas de regiões do Brasil.

Prepare a sua roupa caipira porque o Arraiá do Museu do Pontal vem aí!

Nos dias 8 e 9 de julho serão 23 horas de atrações para todas as idades, com homenagens a grandes personalidades do forró e tradições juninas de diferentes regiões do Brasil, como coco de roda, cavalo marinho e bumba meu boi.

O grande destaque é o show da Rainha do Forró, Anastácia. A cantora e compositora pernambucana foi mulher de Dominguinhos e são dela as letras de clássicos que animam as festas juninas brasileiras até hoje. Lembra de “Só quero um xodó”? A letra é dela e a música de Dominguinhos. E “Tenho sede”? Também! Aos 82 anos, Anastácia continua fazendo shows pelo país e vai animar o público no sábado. A festa conta ainda com participação de Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, no show de Anastácia; Trio Forrozão; Pedro Miranda e o Forró da Gávea, Banda do Pontal, Orquestra Caipirando e muito mais. Toda a programação é gratuita!

Nos dois dias, a programação das 10h às 15h está especialmente dedicada às famílias. Uma edição especial do Cinema de Fachada, projeto idealizado por Bianca Comparato e Alice Braga, vai apresentar, às 13h, filmes com temática junina para os pequenos. Haverá, ainda, apresentações de danças típicas de diferentes regiões do país nos dois dias de festejo. Além disso, os arte educadores do Museu trarão as tradicionais brincadeiras populares. Imperdível, né?

Programação - Sábado, 8 de julho
Sábado, 8 de julho

10h – Mestre Zé Borba e o cavalo marinho (PE)

10h e 14h DJ Xeleléu

10h e 11h – Visita musicada especial festas juninas

11h30 – Danças do Cerrado com os alunos da escola Vira Virou

12h – Brincadeiras com os arte-educadores

Tarde

13hCinema de Fachada para crianças – Especial Festa Junina (Exibição do longa Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida, e dos curtas ABC do Sertão, de Cordão do Boitatá, Calango Lengo – Morte e Vida sem ver água, de Fernando Miller, Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, Cordelicos – 5 cabras e um destino, de Ale McHaddo, e Cordelicos – Festa de San Janx, de Michelle Gabriel)

13h, 15h e 15h30 – Visita musicada especial festas juninas

14h – Brincadeiras com os arte-educadores

14h às 22h – DJ Tarobá

14h, 15h e 16h – Visita musicada especial festas juninas

15h – Mestre Galo Preto e o coco de roda (PE)

16h30Quadrilha Gonzaga do Pavilhão

17h – Dança da laranja

17h30 – Cortejo da fogueira

Noite

18h30 – Show Pedro Miranda e Forró da Gávea. Participação Kiko Horta

19h30 – Quadrilha do público

20h – Show Anastácia, a rainha do forró, convida Daniel Gonzaga e Pedro Miranda e Forró da Gávea

Programação - Domingo, 9 de julho
Domingo, 9 de julho

10hBoi Brilho de Lucas (RJ)

10h e 11h – Visita musicada especial festas juninas

11h – Ciranda dos alunos da escola Escola Municipal Albert Einstein

12h – Brincadeiras com os arte-educadores

Tarde

13h –  Cinema de Fachada para crianças – Especial Festa Junina (Exibição do longa Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida, e dos curtas ABC do Sertão, de Cordão do Boitatá, Calango Lengo – Morte e Vida sem ver água, de Fernando Miller, Josué e o Pé de Macaxeira, de Diogo Viegas, Cordelicos – 5 cabras e um destino, de Ale McHaddo, e Cordelicos – Festa de San Janx, de Michelle Gabriel)

13h, 15h e 15h30 – Visita musicada especial festas juninas

12h às 20h – DJ Xeleléu

14h – Brincadeiras com os arte-educadores

15h – Apresentação dos repentistas Miguel Bezerra e Ednaldo Santos

15h30 – Orquestra de Viola Caipirando

16h30 – Apresentação dos repentistas Miguel Bezerra e Ednaldo Santos

17h – Banda do Pontal

Noite

18h – Cortejo da fogueira

18h30 – Quadrilha do público

19h – Show Trio Forrozão (foto)

Entrada Gratuita

A entrada e todas as atividades do festival são gratuitas.

Será necessário retirar ingresso apenas para o Cinema de Fachada, Visita Musicada e Exposições. Para isso basta ir à recepção do museu 45 minutos antes da atividade escolhida.

Como chegar

Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico (saída A – Lagoa) e do estacionamento do Alvorada. Basta chegar a um desses pontos e procurar pelo nosso orientador de público. Saídas a cada 20 minutos, a partir das 9h30 até 16h30 no sábado e 16h no domingo.

Para quem for de carro, será permitido estacionar ao longo da via do Museu do Pontal.