As férias de julho chegaram e o Museu do Pontal preparou uma programação especial para as crianças e seus familiares se divertirem juntos. As atividades são gratuitas e acontecerão de quinta a domingo, a partir do dia 16 até 31 de julho, em diversos horários.

Na nossa colônia de férias tem oficina de pipa, de brinquedos feitos com sucata, de animação stop motion e de efeitos sonoros. Tem rodas de música, de dança e de brincadeiras, contação de histórias e teatro de sombras. Tem oficinas de educação ambiental e tem Cinema de Fachada especial férias, projetando nas paredes do Museu o longa-metragem animado inédito Tromba Trem e o recém lançado Turma da Mônica: Lições.

Confira a programação completa e venha com a família curtir as férias no Museu do Pontal. Tanto Brasil num lugar só!

É possível reservar ingressos para as exposições e atividades com antecedência aqui.  Mas se não conseguir, não se preocupe. Sempre reservamos uma cota para retirada na recepção.

 

FÉRIAS NO PONTAL! 

 

Sábado, dia 16

10h – Brincadeiras da roça. Oficina com o estudante de pedagogia, técnico circense e arte-educador João Griot em que crianças e adultos podem brincar juntos. Classificação livre.

16h – Oficina de pipa. O campeão brasileiro de pipa Max da Fonseca retorna ao Museu do Pontal com a oficina em que ensina a confeccionar o brinquedo, estimulando a criatividade e trabalhando a coordenação motora das crianças. Classificação livre.

 

Domingo, dia 17

10h – Cantorias brincantes. A cantora e arte-educadora Marcia Schiavo convida o público para uma experiência brincante embalada por cantigas de roda nos jardins do Museu. Classificação livre.

16h – Oficina de brinquedos populares. Conhecido pelas réplicas do bondinho de Santa Teresa, bairro onde vive e exibe sua arte, o mineiro Getúlio Damado compartilha seus saberes ensinando os participantes da oficina a fazer esculturas utilizando diversos tipos de sucata. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

 

Quinta-feira, dia 21

10h – Contação de histórias – O casamento do boi com a burra. A contadora de histórias e arte-educadora Lena Farias apresenta a fábula escrita por Sergio Santos e musicada por Chico Lá. A história ensina que um amor de verdade não esbarra em preconceitos. Classificação livre.

16h – Oficina de stop motion. O animador Matheus Marins apresenta etapas da produção de uma história feita em stop motion e disponibiliza materiais para os participantes criarem as suas próprias animações. Indicado para crianças a partir de 5 anos.

 

Sexta-feira, dia 22

10h – Vivências afro-brasileiras: jogos e brincadeiras musicadas. A psicóloga e arte-educadora Beatriz Bessa convida o público a experimentar jogos da cultura afro-brasileira utilizando o canto e o corpo como ferramentas. Indicado para crianças a partir de 4 anos.

16h – Oficina de efeitos sonoros. O artista Vandré Nascimento e o grupo Lata Doida abordam as possibilidades de criação de objetos sonoros a partir de resíduos urbanos e de objetos inusitados. Classificação livre.

 

Sábado, dia 23

10h – Oficina Brincando de samba.  O cantor, compositor e jornalista Gui Guimarães, utiliza instrumentos do universo do samba, como tamborim, pandeiro, agogô e apito, para contar e cantar histórias do samba e da cultura brasileira. Classificação livre.

14h as 18h- Teatro de sombras. Sabrina Paraíso e o Coletivo Paraíso Cênico apresentam cenas utilizando a técnica milenar do teatro de sombras. O grupo também ensina como criar suas próprias histórias usando material disponível em casa. As sessões ocorrem a cada 10 minutos.. Classificação livre.

18h – Cinema de Fachada: pré estreia do longa-metragem animado Tromba Trem, de Zé Brandão.

 

Domingo, dia 24

10h – Danças populares do Nordeste: cacuriá e ciranda. O multi-instrumentista e arte-educador Luizão Santos conduz o público nesta experiência sensorial pelos folguedos nordestinos: o cacuriá, tradicional dança maranhense, e a ciranda, brincadeira típica de Pernambuco. Classificação livre.

12h as 16h- Teatro de sombras. Sabrina Paraíso e o Coletivo Paraíso Cênico apresentam cenas utilizando a técnica milenar do teatro de sombras. O grupo também ensina como criar suas próprias histórias usando material disponível em casa. As sessões ocorrem a cada 10 minutos.. Classificação livre.

18h – Cinema de Fachada: Sessão do filme Turma da Mônica: Lições, de Daniel Rezende.

 

Quinta-feira, dia 28

10h – Oficina de brincadeira popular – dança e percussão corporal. Ministrada pelo artista, professor de música e arte-educador Pedro Sayd, esta oficina traz brincadeiras tradicionais de estados como Maranhão e Pernambuco como o coco de roda. Classificação livre.

16h – Oficina de brinquedos populares. Conhecido pelas réplicas do bondinho de Santa Teresa, bairro onde vive e exibe sua arte, o mineiro Getúlio Damado compartilha seus saberes ensinando os participantes da oficina a fazer esculturas utilizando diversos tipos de sucata. Indicado para crianças a partir de 6 anos.

 

Sexta-feira, dia 29

10h – Oficina de educação ambiental: Caça ao tesouro. Coordenada pelo Instituto Moleque Mateiro, a atividade convida o público a explorar a extensa área verde do museu. Guiados por pistas sobre espécies de plantas cultivadas no local, os participantes serão levados a descobrir um tesouro escondido no jardim. Classificação livre.

16h – Oficina de educação ambiental: Exploração dos sedimentos. Sob a orientação dos educadores do Moleque Mateiro, as crianças vão explorar sedimentos das mais diversas texturas e cores, como rochas, areia e argila, e moldar esculturas utilizando esses materiais. Classificação livre.

 

Sábado, dia 30

10h – Oficina Bebê brincante. Com a proposta de fomentar a cultura do brincante, figura marcante da arte popular brasileira, esta oficina para bebês e suas famílias apresenta cantigas de roda, brinquedos cantados com gestos, instrumentos musicais  e danças populares. A atividade será coordenada pelo musicoterapeuta Luís Aragão. Para crianças até 2 anos.

16h – Contos do amanhecer. Contação de Histórias baseada em histórias do povo Tchokwe, um dos mais pungentes em Angola, origem da máscara Mwana Pwo, da Rainha Luedji. Com a educadora, atriz e escritora Tatiana Henrique. Classificação livre.

 

 Domingo, dia 31

10h – Oficina Brinquedos cantados. A atriz, compositora e arte-educadora Adriana Passos proporciona um momento mágico para crianças e adultos, que vão interagir através da música, do corpo e da teatralização, tendo o lúdico como elemento norteador. Classificação livre.

16h – Oficina Brincadeiras musicais. A educadora musical, flautista e clarinetista Bebel Nicioli encerra a programação de férias com o projeto que une música e brincadeiras diversas. Classificação livre.