Oficina de grafite – 13 de maio
Day Medeiros, artista, curadora, ativista sociocultural e cria do Cesarão, comunidade de Santa Cruz, aborda a história do grafite no movimento hip hop e dá dicas sobre o uso adequado das latas de spray. Para crianças a partir de 12 anos.
Oficina de biojóias – 30 de abril
Elvira Alves Sateré Mawé, natural do Amazonas, ensinará os participantes da oficina a confeccionar colares e brincos utilizando sementes diversas, principalmente o açaí, fruto natural da região amazônica.
Oficina Filtro dos sonhos – 29 de abril
A arte educadora social Sãmehy Potyguara ensina a construir o filtro dos sonhos, amuleto da cultura indígena que tem o poder de purificar as energias.
Oficina bebê brincante – 29 de abril
O arte-educador e musicoterapeuta Luis Aragão convida os bebês e suas famílias a conhecerem um pouco do universo sonoro-musical indígena através de canções oriundas de diferentes localidades do País.
Histórias e cantos Puri – 23 de abril
Dauá Puri, contador de histórias, músico e escritor, apresenta a cultura de seu povo no abril indígena do Museu do Pontal. Em Histórias e cantos Puri, ele fala da relação dos indígenas com a natureza, apresenta instrumentos musicais, cantos e lendas.
Arte com tintas naturais e elementos da natureza – 22 de abril
A artista e liderança indígena Ana Kariri desenvolveu a oficina de arte com tintas orgânicas com o objetivo de despertar a consciência ambiental e promover o respeito pela mãe Terra.
Influência dos cantos e danças indígenas na cultura popular brasileira – 22 de abril
O arte-educador e músico Luizão Santos desenvolveu a vivência Influência dos cantos e danças indígenas na cultura popular brasileira especialmente para a programação do abril indígena no Museu do Pontal. Na atividade serão abordados folguedos como o carimbó, dança tradicional do estado do Pará.
Roda de maraca com cantos indígenas e pintura corporal – 21 de abril
O educador indígena José Urutau Guajajara traz ao Museu do Pontal a Roda de Maraca com cantos indígenas e pintura corporal com biotinta de jenipapo. Liderança da Aldeia Maracanã, Guajajara tem graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e especialização em educação indígena pela Universidade Federal Fluminense - UFF.
Festival das Culturas Indígenas
Nos dias 15 e 16 de abril será realizado o primeiro Festival das Culturas Indígenas no Museu do Pontal, com uma intensa programação gratuita para toda a família.
Contação de histórias: Oi é a Cobra Coral – 09 de abril
A atriz, diretora e contadora de histórias Tatiana Henrique narra uma fábula criada a partir das memórias de rezadeiras, os caminhos das águas, as serpentes e seus poderes mágicos.











